Além de serem conhecidos como um dos símbolos do Batman, os morcegos também ficaram muito famosos pela sua ligação com os vampiros. Mas será que os morcegos realmente bebem sangue tal qual os seus “parentes” da televisão? Nós contamos para você neste texto!
Os morcegos bebem sangue?
Os morcegos fazem parte de uma grande família que apresenta mais de 1.200 espécies em todo o mundo. Aliás, a chamada ordem Chiroptera é a segunda maior entre os mamíferos, ficando atrás apenas dos roedores, que contam com cerca de 2 mil espécies no planeta.
De todas essas espécies de morcego, há uma parte que é hematófaga, isto é, que se alimenta de sangue. Mas é importante destacar que eles são minoria. No Brasil, por exemplo, das cerca de 180 espécies existentes, apenas três têm o sangue no seu cardápio.
Os morcegos bebem sangue humano?
Ao contrário do que acredita o imaginário popular, morcegos não se alimentam de sangue humano, ao menos não preferencialmente. Entre as três espécies hematófagas, duas se alimentam do sangue de mamíferos e aves e a terceira somente de aves.
Uma delas, aliás, até tolera o sangue humano, mas dificilmente vai atacar uma pessoa, uma vez que os morcegos preferem presas do seu habitat natural. Dessa forma, apenas em casos em que a região em que vivem está muito degradada e sem outras opções, um ataque a um humano poderia ocorrer.
Como os morcegos bebem sangue?
Também é importante destacar que os morcegos não sugam litros e litros de sangue como algumas lendas podem fazer crer. Na verdade, eles usam os dentes para fazer um corte na vítima, geralmente gado, cavalos ou ovelhas, e lambem o sangue até se sentirem saciados.
Um fato interessante é que a saliva do chamado morcego-vampiro conta com substâncias anestésicas e anticoagulantes. Assim, a presa não sente dor no momento da mordida e o sangue não se solidifica enquanto o morcego se alimenta. Interessante, não é?