Uma moradora de Queensland, na Austrália, teve uma descoberta impressionante ao passear pelo quintal da própria casa. E tudo começou depois que ela sentiu algo pousar na sua cabeça quando saía da residência para chegar a sua colmeia de abelhas nativas perto dali.
Ao portal The Dodo, Wendy Gardiner contou que sentiu algo batendo na sua cabeça e pensou que se tratava de uma folha. Porém, logo depois ela observou que o tal objeto caiu em seguida em um vaso de planta que estava próximo a ela e que, na verdade, estava se mexendo!
Quando Wendy olhou pra baixo, viu um animal estranho, para dizer o mínimo. Ele era laranja e tinha oito patas, mas, apesar disso, não parecia com nenhuma espécie de aracnídeo que ela conhecia. “Já observava aranhas há anos, mas nunca vi nada parecido”, disse.
Sem nenhuma resposta, Wendy resolveu colocar uma foto do animal peculiar em um grupo em uma rede social. E foi então que ela finalmente ficou sabendo do que se tratava a criatura que viu em sua casa: é uma aranha-jóia de quatro espinhos, que só é encontrada em dois lugares: em Nova Guiné é em Queensland, justamente onde ela mora.
O que é a aranha-jóia de quatro espinhos
A Gasteracantha quadrispinosa, nome científico da popular aranha-jóia de quatro espinhos, pode ter formatos e cores diferentes. Porém, em comum, apresentam abdômen plano e um pouco curvado para a frente, medindo cerca de 6 mm de largura, sem contar com os espinhos.
Por falar neles, os espinhos ficam posicionados nos cantos do abdômen e são curtos, embora o par de trás seja um pouquinho mais longo que o dianteiro. Aliás, outros espécimes deste mesmo gênero podem ter até um par de espinhos a mais.
Essa espécie de aranha vive em florestas úmidas e costuma construir grandes teias de aranha, com até 1,5 metro de diâmetro. Com a teia pronta, ela se posiciona no centro da estrutura e fica pronta para esperar a sua presa e fazer a sua próxima refeição.
Fato é que, depois do encontro, Wendy disse que a aranha sumiu e nunca mais viu nenhuma outra por ali.