Cabelos longos fazem sucesso entre muitas pessoas e, aparentemente, entre os coelhos também. Ou, pelo menos para uma coelha da Califórnia, nos Estados Unidos, que detém o recorde de pelo mais longo de um coelho, segundo o Guinness World Records!
A coelhinha em questão é Franchesca, que já não está mais entre nós. Porém, ficou famosa por exibir uma cabeleira charmosa de fazer inveja em muita gente. Quando seu recorde foi registrado, em 2014, os pelos dela mediam até 36,5 centímetros, o que é incrível para a espécie.
A tutora de Franchesca, Betty Chu, conta que a ideia não foi alcançar um recorde, mas sim participar de eventos como coelha de exposição. O animal, aliás, nasceu na casa de Betty em Morgan Hill, na Califórnia, e desde pequena foi muito bem cuidada.
A tutora conta que a boa genética contribuiu para o recorde, mas além disso, a excelente higiene e a ótima nutrição também foram essenciais para a pelagem. Além de ração, Francesca comia pão, frutas e vegetais, e tinha uma rotina saudável, que também incluía exercícios físicos.
Pelos longos fizeram sucesso na televisão
Franchesca e Betty tiveram participações em vários programas de televisão, além de participarem de convenções e shows de coelhos. A coelhinha, aliás, ganhou um mesmo prêmio 41 vezes, um grande sucesso que acabou levando-a até o mundo dos recordes.
“Recebi um e-mail da sede do Guinness World Records, no Reino Unido, me convidando a solicitar o recorde com um comprimento mínimo de 23 centímetros”, relembra Betty. O número era parecido com o recorde estabelecido por um gato à época.
Mas o que não se imaginava é que Franchesca tinha um pelo ainda maior! Betty chamou seu veterinário e dois criadores de coelhos para serem suas testemunhas na medição dos pelos. A média de comprimento em dez medidas diferentes foi de 36,5 centímetros.
Com todo esse tamanho, Franchesca ganhou o recorde de coelho com o pelo mais longo do mundo, uma conquista que ainda é sua, mesmo que não esteja mais viva. “Ela era um animal de estimação doce, amado por mim e minha família”, disse Betty.