Nem tudo é sobre camuflagem: entenda por que o camaleão muda de cor

A capacidade de mudar de cor é certamente a característica mais marcante do camaleão, animal que costuma viver em cima de árvores em algumas regiões da África, Europa e Ásia. A mudança de tons é considerada uma técnica de camuflagem do camaleão e, de fato, ela até serve para isso, mas esse não é o único nem o principal objetivo desse poder tão especial!

Como o camaleão muda de cor?

Primeiro, é importante entender que a mudança de cor do camaleão não é tão drástica como alguns vídeos na internet levam a crer. Ainda que eles sejam os animais mais poderosos nesse sentido, eles não conseguem mudar totalmente de cor apenas passando de uma superfície vermelha para outra verde, por exemplo. Na prática, eles fazem pequenos ajustes na sua cor de acordo com seu objetivo.

Essa mudança de cor ocorre por meio de dois mecanismos: um deles são os cromatóforos, as células que contêm pigmentos e os ativam de acordo com a necessidade do animal, a partir de sinais cerebrais. Já o outro mecanismo são os chamados iridóforos, uma camada de células posicionada sob a pele e que reflete a luz do ambiente.

Por que o camaleão muda de cor?

A mudança de cor do camaleão é muito atribuída à necessidade de camuflagem, já que o animal é lento e não raramente precisa se esconder ou mesmo aguardar para atacar uma presa. Porém, como a maioria das espécies apresenta aparência com tons de marrom ou verde, os animais já ficam naturalmente mais discretos no ambiente em que vivem, entre galhos e folhas.

Assim, a camuflagem para se proteger de predadores costuma ser menos poderosa. Já o mesmo não se pode dizer da camuflagem com ambição reprodutiva: quando dois machos disputam uma mesma fêmea, ambos usam suas cores mais poderosas e vibrantes para derrotar o adversário. O mais fraco geralmente para de mudar de cor, admitindo a derrota e evitando uma briga.

No período reprodutivo, o camaleão ainda pode trocar de cor para se passar por uma fêmea e passar despercebido entre outros machos. Além disso, estudos indicam que a mudança de cor também é usada para regular a temperatura corporal dos animais, uma vez que cores mais escuras ajudam a absorver o calor do sol e contribuem para o aquecimento.

E você, sabia de tudo isso sobre o camaleão? Como deu para notar, esse animal é mesmo incrível!

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.