Você sabia que, assim como os seres humanos, alguns animais também têm impressões digitais? Na maioria deles, essas impressões estão em outras partes do corpo e não na ponta dos dedos, porém, funcionam igualmente como padrões exclusivos capazes de identificar cada indivíduo. Confira algumas das espécies que poderiam ter um RG para chamar de seu:
1 – Zebra: elas são brancas com listras pretas ou pretas com listras brancas? Na verdade, o que mais importa é que cada zebra tem o seu próprio padrão de listras e, embora parecidas, nenhuma é igual à outra nesse sentido.
2 – Gato: você já olhou bem para os focinhos dos seus gatos? Se verificar, vai ver que eles contam com pequenas ranhuras, muito parecidas com as digitais dos humanos. E esse padrão é diferente de gato para gato, tornando cada bichano único.
3 – Cachorro: outro pet que também conta com impressões digitais é o cão. Se reparar nos focinhos dos seus cachorros, vai notar alguns padrões que são diferentes em cada um. Em alguns países, essas impressões já têm sido usadas para identificá-los, como os chips no Brasil.
4 – Coala: as impressões digitais desses animais estão presentes em suas patas dianteiras e traseiras e são muito semelhantes às dos humanos, tanto que já foram até confundidas em casos criminais. E por serem tão importantes, as digitais dos coalas são muito usadas em pesquisas sobre a espécie.
5 – Primatas: todos os primatas contam com impressões digitais nas pontas dos dedos, que também se destacam pela semelhança com a dos humanos. Nessa lista, entram chimpanzés, macacos, gorilas, lêmures e todas as outras espécies que fazem parte da família.
6 – Onça-pintada: as pintas que dão o nome às onças dessa espécie são justamente o que as tornam únicas, mesmo entre indivíduos da mesma família. Chamadas de rosetas, essas grandes manchas são diferentes em cada animal da espécie.
7 – Baleia-franca: longe da terra, a baleia-franca também se destaca por contar com padrões únicos que identificam cada indivíduo. No caso dessa espécie, tratam-se das calosidades aparentes em cima da cabeça e que são diferentes em cada uma das baleias.