Tá com sede? Conheça 4 animais que podem passar dias, meses e até anos sem água

Para os humanos, só de pensar em viver sem água já chega a dar uma sede. Mas muitos animais são capazes de passar meses ou até anos sem precisar de uma fonte de água graças a suas características peculiares e, por vezes, únicas da sua espécie. Conheça 4 desses animais e se surpreenda!

1 – Camelo e sua habilidade no gole

Água no deserto não é coisa comum e, por isso, o camelo sabe bem que deve aproveitar toda a chance de se hidratar quando possível. Esses animais são capazes de beber até 100 litros de água de uma só vez, o que garante a hidratação necessária para ficar cerca de 20 dias sem o líquido. Além de um “gole” gigante, outras características do seu corpo ajudam a evitar a perda de água.

camelo
Camelo – Imagem de Alexa por Pixabay

2 – Diabo-espinhoso e sua retenção de água

O diabo-espinhoso é um réptil que vive no deserto da Austrália e que chama atenção pela aparência. Mas além disso, outra peculiaridade da espécie é que os indivíduos não precisam tomar água. Na verdade, a textura do corpo desses animais é capaz de absorver e reter a água que fica na superfície, garantindo toda a hidratação necessária sem que ele precise ir atrás do líquido.

diabo-espinhoso
Diabo-espinhoso – Imagem de PublicDomainImages por Pixabay

3 – O rato-toupeira-pelado que vive quase sem água

Beleza não é exatamente o ponto forte do rato-toupeira-pelado, mas ele surpreende por inúmeras outras características. Esse animal vive em túneis abaixo do solo, pode viver quase 40 anos, é capaz de passar cerca de 20 minutos sem oxigênio e também é altamente resistente ao câncer. Além disso, não bebe água, apenas absorve o líquido quando se alimenta de raízes no subsolo.

rato-toupeira-pelado
Rato-toupeira-pelado – Roman Klementschitz, Wien, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

4 – O peixe que vive fora d’água

Parece difícil imaginar um peixe que vive fora d’água, não é? Mas é esse o caso do peixe pulmonado da Austrália: ele vive em locais com águas rasas e, enquanto há chuva, aproveita para se alimentar bem e criar reservas. Já quando chega o período de seca, ele vai para a terra, onde fica enterrado, envolto por uma espécie de muco e respirando pelo ar. Aliás, ele pode passar até quatro anos assim.

peixe pulmonado da Austrália
Peixe pulmonado da Austrália – Vassil, CC0, via Wikimedia Commons

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.