Quem vive no meio urbano, talvez não seja muito íntimo das vacas e só as relacione aos deliciosos laticínios consumidos no dia a dia. Mas as vacas e os bois reúnem várias características interessantes e, aliás, são “vítimas” de alguns mitos! Confira o que é verdade e mentira sobre esses animais:
Vacas têm ótima visão e olfato
As vacas contam com uma visão de quase 360 graus, o que permite que vejam tudo ao seu redor, a não ser o que está justamente à sua frente, exigindo que virem a cabeça para olhar. O olfato também é poderoso, permitindo que elas cheirem coisas que estão a até 10 quilômetros de distância.
Vacas não enxergam o vermelho
Muitos dizem que as vacas não gostam de vermelho, tanto que os toureiros usam capas dessa cor, mas esse é um mito sobre elas. Isso porque, na verdade, esses animais são daltônicos e sequer conseguem identificar a cor. Ou seja, as capas vermelhas dos toureiros não fazem nenhum sentido.
Pouco dormem e muito mastigam
Embora possam ser vistas deitadas com frequência, as vacas dormem cerca de quatro horas por dia e em períodos alternados. Já mastigar parece ser a atividade preferida delas: as vacas podem fazer isso até 50 vezes por minuto, além de passar até oito horas diárias mastigando após se alimentarem.
Vacas são animais sociais
As vacas também são animais sociais, que gostam de conexão física e podem, inclusive, ter melhores amigas no rebanho. Por isso, ela são capazes de produzir mais leite quando ganham atenção e estão junto das “colegas” ou, por outro lado, ficam carentes e estressadas quando separadas.
Expressam emoção pelos olhos e orelhas
Esses animais também são capazes de expressar emoções e fazem isso pelos olhos e orelhas. Estudos mostram que o branco dos olhos fica menor quando as vacas estão calmas, por exemplo. As orelhas para trás também são um sinal de que elas estão relaxadas.
E você, sabia de tudo isso sobre as vacas?