Chegou a hora de falar dele, o rei da selva, o leão-africano, o verdadeiro Rei Leão. Desde sempre os leões-africanos são símbolos de coragem, força, além de ser um dos animais mais famosos do mundo. O segundo maior felino do mundo, ficando atrás apenas do tigre, é também um dos mais admirados.
Segundo o National Geographic, o leão-africano adulto tem coloração amarela-dourada, às vezes podem ter manchas claras. Os machos exibem jubas, que são grandes adornos. Os rugidos de um leão-africano podem ser ouvidos em uma distância de até oito quilômetros. Acompanhe nesse texto 5 fatos sobre o leão-africano.
Leões são preguiçosos
Conhecido com o nome científico de Panthera leo, os leões-africanos são muito preguiçosos, apesar de serem símbolo de coragem e força. Os leões estão no topo da cadeia alimentar, mas não são bons caçadores, na maioria das vezes é eles não possuem taxa de sucesso.

O leão é o rei da selva, mas é a leoa que faz todo trabalho
A vida no reino animal não é muito diferente do que na vida dos humanos. A leoa que sai para caçar, cuida dos filhos de forma comunitária, pois os leões vivem em bandos que podem variar entre 2 a 40 membros. É mais ou menos como dizer que, na vida real, a mãe do Simba seria a líder do bando.

Hoje à noite, aqui na selva, quem dorme é o leão
Esse jeitão preguiçoso do leão acontece pelo fato das leoas serem mais leves e menores. Além disso, a ausência da juba as torna menos chamativas. Os machos podem passar o dia inteiro descansado até 20 horas, eles fazem isso para evitar a fadiga, mas o calor também contribui para que esses animais durmam mais.

E quando o leão resolve caçar?
Sim, existem momentos que nosso Rei Leão vai à caça. Isso acontece quando se trata de presas maiores como búfalos, ele também dá um suporte. Um momento não muito fofura é que o leão é capaz de matar os filhotes de outro leão quando tomam o domínio do bando. Ele não faz isso apenas para se alimentar, mas também para que as fêmeas entrem no cio mais rápido e eles possam acasalar.

O Leão tem um tempo certo para viver no bando
Os leões adultos permanecem em um bando por cerca de dois anos antes de serem expulsos por seus concorrentes. A força de mordida de um leão-africano é de cerca de 313 kg. O Rei Leão costuma caçar mais à noite e em bando, podem alcançar até 54km mas isso apenas durante a caça em curtas distâncias. Geralmente se alimentam de zebras, gnus e girafas.
