Uma mulher que já passou por uma gravidez sabe que nove meses de espera pelo bebê é bastante tempo, não é? E não só pela vontade de ver o pequeno, mas também pelas dores e pelo cansaço que acabam fazendo parte da rotina, principalmente no final da gestação. Mas você sabia que no mundo animal há fêmeas que esperam muito mais pelo nascimento do seu filhote?
Pois é, para diversas espécies, o período de gestação é muito mais longo, ultrapassando até um ano, inclusive. E para você saber mais sobre essas gestações demoradas, nós separamos 7 animais que estão na lista das espécies com a maior espera por seus filhotes. Confira!
1 – Tubarão-cobra: considerado um fóssil vivo por muitos cientistas, esse animal tem aparição rara e, por isso, pouco pode ser estudado. Contudo, uma pesquisa descobriu que a gestação da espécie pode levar até três anos e meio, resultando em cerca de seis filhotes.
2 – Salamandra alpina: também chamada de salamandra atra, essa é outra fêmea que espera muito pelo seu filhote no mundo animal. Ao todo, são 38 meses, ou seja, mais de três anos, para que as crias se desenvolvam no oviduto do animal, já que essa espécie não bota ovos.
3 – Elefante: já entre os mamíferos, são as elefantes fêmeas que se destacam com a maior gestação em uma gravidez que pode chegar a até 22 meses, quase dois anos. Os filhotes nascem com cerca de 90 kg, já medindo aproximadamente 1 metro de altura.
4 – Baleia-da-Groenlândia: estudos recentes indicam que essa espécie de baleia pode ultrapassar as elefantes no quesito gestação mais longa. É que uma pesquisa identificou que a gravidez pode levar até 23 meses, embora esse dado ainda venha sendo confirmado.
5 – Cachalote: entre as baleias, a cachalote também se destaca pela gravidez longa, embora não tão demorada quanto a de sua colega. O filhote pode levar até 19 meses para nascer e, aliás, nasce com incríveis 3,5 metros de comprimento, no mínimo.
6 – Orca: da família dos golfinhos, a orca também tem uma gravidez longa, que pode durar até 18 meses. Os filhotes nascem com cerca de 200 kg e com uma média de 2,5 metros de comprimento, praticamente um quarto do tamanho de um macho adulto.
7 – Rinoceronte: quem também leva um bom tempo para nascer é o filhote de rinoceronte-branco, já que a gestação dura até 18 meses, como as orcas. Já no caso das espécies de rinoceronte-indiano e rinoceronte-negro o período é um pouco menor, de até 16 meses.