VÍDEO: Aranha é devorada por planta carnívora em cena impressionante

Se você tem curiosidade sobre como age uma planta carnívora, certamente vai ficar impressionado com um vídeo que vem viralizando nos últimos dias. Nele, uma dessas plantas devora uma aranha de forma brutal, sem muita chance de defesa para sua vítima.

O vídeo foi publicado no Twitter no início de agosto e, após cinco dias, já somava quase 4 milhões de visualizações. A imagem surpreendente mostra a planta Dionaea muscipula, mais conhecida como armadilha de Vênus, capturando e aprisionando uma aranha que ousou ficar em cima dela.

Na cena, é possível ver que a planta se fecha devorando completamente o corpo do aracnídeo, que fica apenas com algumas das patas se movendo para fora. Toda a ação dura apenas alguns segundos e a aranha parece não ter saída diante da situação. Confira o vídeo:

https://twitter.com/fasc1nate/status/1689014242060668928

Como age uma planta carnívora

As plantas carnívoras são aquelas capazes de atrair, capturar e fazer a digestão de suas presas. Como as demais plantas, elas também fazem a fotossíntese, contudo, a digestão das vítimas é essencial para que ganhem mais nutrientes.

Estima-se que existem mais de 800 espécies de plantas carnívoras no mundo e elas se destacam por crescerem em terrenos de solo pobre, sem muitos nutrientes, além de mais encharcados e ácidos. Essas características permitem que elas prosperem ambientes difíceis, em que outras espécies não conseguem se desenvolver.

Há plantas carnívoras em todo o mundo e o Brasil, aliás, é o segundo país com a maior diversidade de plantas carnívoras, atrás apenas da Austrália. É possível, inclusive, cultivá-las em casa, levando em conta as características de solo e clima necessárias para que se desenvolvam.

Já a planta que aparece no vídeo que viralizou é chamada de armadilha de Vênus ou de Dioneia: ela reconhece o movimento da presa por meio de pelos sensoriais. Dessa forma, assim que um animal pousa em sua armadilha muito atrativa pelas cores vibrantes, a “jaula” se fecha e o animal acaba preso. Depois, a armadilha ainda secreta enzimas que fazem a digestão da presa.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.