Encontrar uma cobra já é algo assustador para muita gente. Encontrar uma cobra devorando outra cobra, além de ser raro, pode ser mais aterrorizante ainda. Foi o que aconteceu em uma estrada vicinal na zona rural de Ribas do Rio Pardo, cidade que fica a 103 km de Campo Grande no Mato Grosso do Sul.
Moradores locais gravaram o momento que mostra uma cobra coral se enrolando no corpo de outra serpente, com o objetivo de devorar a sua vítima. O vídeo foi divulgado no domingo (3) em um perfil do Instagram chamado ‘Ribas Ordinário’.
Os comentários de quem viu o vídeo misturam surpresa, pavor e curiosidade. O comportamento da cobra predadora chamou atenção também. “Não sabia que a coral come outras cobras”, comentou uma internauta.
Em entrevista ao Campo Grande News, o biólogo Bruno Carvalho esclareceu que tal comportamento é comum entre as cobras corais.
— Corais frequentemente se alimentam de outras cobras — explicou.
Além disso, o biólogo lembrou que é importante conhecer mais sobre tais serpentes. As corais não são agressivas, porém são uma das espécies com o veneno mais letal do Brasil. Trata-se um veneno neurotóxico que pode ser fatal para quem for picado.
Veja o vídeo da cobra devorando cobra
O profissional também reforçou a necessidade de manejo cuidadoso dessas serpentes quando encontradas. Acidentes com cobras corais podem acontecer quando alguém pisa acidentalmente nelas ou tenta manuseá-las.
A melhor coisa que se pode fazer ao se encontrar uma cobra coral é deixar que ela siga o seu caminho, sem tentar nenhum tipo de interação com o animal. Vale lembrar que as cobras corais verdadeiras são facilmente confundidas com as falsas corais, que são inofensivas.
A diferenciação é feita pela disposição das cores em seus anéis: nas corais verdadeiras, os anéis vermelhos são sempre cercados por anéis pretos.