VÍDEO: Médicos descobrem aranha crescendo em ouvido de paciente

Insônia e ruídos estranhos no ouvido: foram essas as queixas que levaram uma mulher de 64 anos a procurar ajuda médica em um hospital de Taiwan. E o motivo de todos os sintomas não poderia ser mais curioso: afinal, uma aranha havia feito “casa” dentro do ouvido da idosa.

O caso, que ocorreu em abril deste ano, foi relatado pela equipe médica que atendeu a paciente em um artigo publicado no New England Journal of Medicine. Os profissionais contaram que a mulher não sentia nenhuma dor, porém, passou várias noites com insônia e escutava pequenos ruídos, como cliques e algo como batida de asas.

Ao dar entrada no hospital, a idosa passou por vários exames e o resultado foi a descoberta de uma pequena aranha se movimentando pelo canal auditivo dela. Segundo a equipe médica, a aranha havia acabado de trocar seu exoesqueleto, o que significa que o ouvido provavelmente era uma “boa casa”, já que o aracnídeo estava se desenvolvendo bem no local.

“Ela não sentiu dor porque a aranha era muito pequena. Tinha entre 2 e 3 milímetros apenas”, disse Tengchin Wang, um dos autores do relatório, que também é diretor da área de otorrinolaringologia do Hospital Municipal de Tainan, à NBC News. Para retirá-la de lá, os médicos usaram uma espécie de tubo de sucção e aspiraram a aranha e o seu exoesqueleto recém eliminado.

Insetos e aracnídeos no ouvido não são incomuns

É bem verdade que insetos e aracnídeos encontrados no ouvido não são algo que se vê todo dia. Mas é provável que você mesmo conheça alguém que já tenha tido algum problema com um besouro, formiga ou outro bichinho passeando pelo ouvido, não é?

Afinal, isso não é tão incomum quanto se pensa e muitos médicos já se depararam com casos assim em seus consultórios. Mas por que, então, a descoberta da aranha rendeu até mesmo um relatório em um periódico médico?

Segundo o otorrinolaringologista Tengchin Wang, isso se deve ao ineditismo de encontrar a aranha em desenvolvimento, tão bem a ponto de trocar de exoesqueleto dentro do ouvido. Ninguém pode dizer que não é mesmo uma situação peculiar, não é?

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.