O que poderia acontecer em um confronto entre um tubarão-baleia e uma orca? Em um vídeo raro e impressionante divulgado na internet, a orca ganha essa batalha e se alimenta do adversário que, aliás, é simplesmente a maior espécie de tubarão de todo o mundo!
As imagens foram gravadas na costa de Baja Califórnia, no México, em abril de 2023, e foram feitas por James Moskito, CEO de uma operadora de turismo oceânico. À Live Science, ele contou que fazia uma expedição na região quando notou o tubarão-baleia se aproximando.
O mergulhador chegou a nadar bem perto do animal, a menos de 2 metros acima dele, quando viu que um grupo de orcas se aproximava do local. “Elas entraram, morderam o fundo do tubarão-baleia, parece que comeram o fígado dele e, então, o tubarão-baleia simplesmente caiu e desceu, sem nenhum movimento. Presumo que já estivesse morto”, disse Moskito. Veja o vídeo:
Segundo ele, toda a ação durou apenas segundos e, após esse ataque, ele e os demais integrantes da expedição ainda assistiram a mais um ataque do grupo de orcas a outro tubarão-baleia. “Estava apenas se debatendo na superfície com uma orca presa a ele”, contou à Live Science.
Tubarão-baleia é a maior espécie do mundo
O tubarão-baleia é considerado a maior espécie de tubarão do mundo, podendo ultrapassar 18 metros de comprimento. Apesar de todo esse tamanho, ele se alimenta principalmente de plânctons e pequenos peixes e não representa risco aos humanos. Aliás, os indivíduos costumam ser dóceis e até permitem a aproximação de mergulhadores.
Orca e a fama de “baleia assassina”
Já a orca tem a fama de baleia assassina, mas sequer é uma baleia. Na verdade, ela é da família dos golfinhos e o apelido de assassina se deve ao fato de ser uma predadora feroz, caçando tubarões e baleias. Quando em grupo, as orcas podem até matar animais maiores que elas. Esses animais, aliás, podem medir até dez metros de comprimento, chegando a dez toneladas de peso.