VÍDEO: Urso viraliza após levar tombo ao tentar escalar árvore em zoológico

Os ursos-panda já são muito conhecidos pelas travessuras que costumam arrancar gargalhadas das pessoas. Porém, quem está dando o que falar agora é um urso de outra espécie, mais precisamente  um urso-andino que mora no zoológico de Curitiba e foi flagrado em uma cena um tanto curiosa.

O vídeo foi gravado por um visitante do zoológico e registrou o exato momento em que o urso cai um baita tombo ao tentar pegar as folhas que estavam na copa de uma árvore. Nas imagens, é possível ver que ele tenta subir cada vez mais no galho para chegar até a copa, mas quando está quase lá, o galho quebra e ele acaba indo pro chão. Veja o vídeo:

https://twitter.com/RafaelGreca/status/1690780475617366016

Ao g1, Lucas Lima, o visitante que gravou o vídeo, disse que começou a filmar porque percebeu que o urso brincava. “Ele estava a todo custo querendo aquela folha. Comecei a gravar e aconteceu do galho quebrar”. Ao portal, Lucas ainda contou que, após cair, o urso pegou a folha que tanto queria e continuou a brincar no local.

As imagens ganharam ainda mais repercussão após serem publicadas pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em uma rede social. No post, ele reforçou que, apesar do tombo, o urso passa bem. E aliás, o protagonista de toda a cena tem um nome: Thorin, que foi trazido no início de 2023 ao zoo de Curitiba após ser transferido do zoológico de Sorocaba.

Urso-andino é o único urso nativo da América do Sul

O urso-andino, também chamado de urso-de-óculos por causa das manchas brancas ao redor dos olhos, é a única espécie de urso nativa da América do Sul, e é encontrado em países como Bolívia, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Aliás, esses animais podem habitar diferentes ambientes, de florestas tropicais a pastagens em altitude elevada.

Segundo a IUCN (União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais), a população de ursos-andinos vem diminuindo, principalmente por causa das mudanças climáticas e de atividades como agricultura, pecuária e mineração. Isso torna a espécie vulnerável à extinção.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.