Entre tantas espécies que fazem parte do mundo animal, o dunnart certamente não é uma das mais conhecidas. Mas esse pequeno marsupial reúne algumas características interessantes: você sabia, por exemplo, que as fêmeas de uma das espécies de dunnart têm a gestação mais rápida do mundo? Confira essas e outras curiosidades sobre esse bichinho a seguir:
1 – Diversas espécies: o dunnart pertence ao gênero Sminthopsis e apresenta cerca de 20 espécies. O tamanho varia de acordo com cada espécie, mas pode chegar a até 25 cm de comprimento, levando em conta a cauda, e aproximadamente 70 gramas de peso.
2 – Focinho pontiagudo: os dunnarts são facilmente identificados pelo focinho pontiagudo, aspecto bem característico desse animal. O seu corpo é coberto por pelos, geralmente em tons de marrom e cinza, o que também varia conforme a espécie.
3 – Nativo da Austrália: como muitas outras espécies, o dunnart é um animal nativo da Austrália e só é encontrado por lá. Aliás, muitas espécies levam nomes de ilhas australianas, uma alusão à sua localização, como o dunnart-da-Ilha-Kangaroo.
4 – Animal marsupial: assim como os cangurus, seus conterrâneos também são marsupiais, ou seja, as fêmeas apresentam bolsas no corpo usadas para o desenvolvimento dos filhotes. É lá que eles ficam após o nascimento até que ganhem mais peso e tamanho.
5 – Gestação rápida: bastam 11 dias de gestação para que as fêmeas da espécie dunnart de face listrada deem à luz os seus filhotes. Com tanta rapidez, a espécie é conhecida por ter a gestação mais rápida do mundo animal.
6 – Carnívoro: o dunnart é um animal carnívoro e se alimenta de besouros, larvas e até pequenos répteis e anfíbios. Para sobreviver aos dias de escassez de alimentos, ele armazena gordura em sua cauda, gerando uma boa reserva para os dias de “vacas magras”.
7 – Vida curta: a expectativa de vida do dunnart depende de cada espécie, mas, em geral, não é muito longa. Os animais costumam viver de um a cinco anos, além de estarem expostos a predadores no ambiente em que vivem.