O cão mais velho do mundo completou incríveis 31 anos em maio de 2023! Bobi, como é chamado, é da raça “Alentejo puro-sangue”, mora em Portugal e ganhou o título impressionante em fevereiro de 2023, quando o recorde foi oficializado pelo Guinness Book.
Em janeiro do mesmo ano, o chihuahua Spike, de 23 anos, havia sido considerado o cão mais velho. Porém, logo após o anúncio, o Guinness recebeu informações de que haveria um cachorro nascido há muito mais tempo, mais precisamente em 11 de maio de 1992: Bobi.
Embora sua raça, usada tradicionalmente para guarda de gado, tenha vida média entre 12 e 14 anos, Bobi já viveu mais que o dobro disso. Aliás, a sobrevivência dele em si já é um fato surpreendente, como conta o tutor do cão, Leonel Costa, relembrando a própria infância.
Segundo ele, Bobi nasceu em uma ninhada de quatro filhotes, mas os pais não queriam mais cães porque já tinham muitos animais. Naquela época, de acordo com Costa, era comum enterrar os filhotes em uma toca para que não sobrevivessem e foi isso que seus pais fizeram.
Contudo, Leonel e seus irmãos notaram que Gira, a mãe da ninhada, seguia voltando ao local em que os seus filhotes nasceram. Desconfiando de algo, eles foram até o lugar e descobriram que um dos cachorrinhos havia sobrevivido: Bobi.
Eles mantiveram o filhotinho em segredo porque sabiam que, de acordo com os costumes, depois que o cão abrisse os olhos, seus pais não poderiam mais matá-lo. E foi assim que eles esperaram até que Bobi crescesse um pouco mais e, enfim, pudesse fazer parte da família.
“Confesso que quando descobriram que já sabíamos, gritaram muito e nos castigaram, mas valeu a pena e por um bom motivo!”, destaca Leonel. Aliás, hoje a presença de Bobi traz as boas lembranças dos tempos de infância e da relação com os familiares.
“O Bobi é especial porque olhar para ele é como lembrar das pessoas que fizeram parte da nossa família e infelizmente não estão mais aqui, como meu pai, meu irmão ou meus avós que já partiram deste mundo. Bobi representa essas gerações”, disse Leonel, o dono do cão mais velho do mundo, ao Guinness.
Qual o segredo do cão mais velho do mundo
Já o segredo para tamanha longevidade do cão, segundo seu tutor, pode ser o ambiente calmo em que ele vive, além de sempre ter sido livre, sem correntes ou coleiras. Bobi também é considerado muito sociável, já que viveu na companhia de outros animais durante toda a vida.
E para comemorar os 31 anos, Bobi ganhou festa com direito a muita comida, dança e cerca de 100 convidados. Afinal, o cão mais velho do mundo tem muito o que celebrar!