Morte de Matthew Perry: o que se sabe um ano depois

Há um ano fãs de todo o planeta lamentam a morte do ator Matthew Perry, conhecido por interpretar Chandler Bing, em Friends. Perry nos deixou aos 54 anos, em 28 de outubro de 2023.

Perry foi encontrado sem vida por seu assistente Kenneth Iwamasa, na banheira de hidromassagem em sua casa, em Los Angeles. Sua partida trouxe à tona o alerta para os riscos e desafios de quem enfrenta questões de saúde mental. Durante boa parte da sua carreira, Perry lutou contra a dependência química com os fãs acompanhando tudo. Mas o que se sabe até agora sobre a morte dele?

As primeiras informações sobre sua morte era de que ele havia se afogado acidentalmente. Porém, a autópsia realizada causou uma reviravolta. O motivo atribuído foi o efeito de cetamina, um anestésico com propriedades psicoativas que ele utilizava sob supervisão médica para tratar a depressão e a ansiedade.

O tratamento com a substância era uma alternativa aos remédios convencionais. Pacientes que não respondiam bem a antidepressivos ou ansiolíticos tradicionais estavam usando a medicação com mais frequência. Mas Perry acabou se tornando dependente da cetamina.

O que diz a investigação do caso

A situação de Matthew Perry se agravou após os médicos da clínica que o tratava se recusarem a aumentar a dosagem de cetamina. Tal medida poderia trazer mais riscos do que benefícios. Perry, então teria passado a buscar a droga no mercado ilegal, mais um fator de risco.

Ao longo de aproximadamente um mês, ele teria gasto cerca de 55 mil dólares para conseguir cetamina. Ele também e passou a fazer uso da substância de forma cada vez mais intensa e frequente. Segundo a investigação, ele chegou a pagar 2 mil dólares num único frasco, com custaria 12 dólares se comprado com receita numa farmácia comum.

Estima-se que nos dias anteriores ao seu falecimento, Perry injetava a droga de forma excessiva, entre seis a oito vezes ao dia.

Dessa forma, a polícia de Los Angeles iniciou uma investigação rigorosa para rastrear a origem da alta dosagem de cetamina que o ator adquiriu de forma ilegal. As pistas resultaram na acusação de cinco pessoas que, de alguma forma, estariam envolvidas na disponibilização da droga para o ator. Todos estão presos aguardando julgamento.

Entre eles, estão o assistente pessoal de Perry, Kenneth Iwamasa, dois médicos, que teriam administrado a droga de forma exagerada – suspeita-se que adquirida com receitas falsas – em determinado momento no ator, além de uma mulher conhecida como a Rainha da Cetamina, que, segundo a polícia, seria responsável pela distribuição ilegal da substância, e um intermediador.

De acordo com a investigação, Iwamasa comprava a droga desta mulher. Foi ele quem teria aplicado a droga diretamente na veia do ator três vezes no dia da sua morte.

Mathew Perry teve luta franca e honesta contra a dependência química

Matthew Perry sempre falou abertamente sobre os desafios de sua saúde mental. Ele escreveu um livro de memórias no qual relatou de maneira franca os momentos de dor, as recaídas e o esforço constante para se reerguer.

Essa honestidade, aliada ao talento e ao carisma que transmitia em sua atuação, criou uma conexão especial com o público. Seu personagem em Friends, Chandler Bing, era um dos favoritos dos fãs. Com seu humor autodepreciativo e cativante, ele representava uma fonte de alívio e risos. Mas nos bastidores, lutava contra dificuldades profundas que, por vezes, os fãs desconheciam.

Nesta segunda-feira, a atriz Jennifer Aniston postou uma mensagem em suas redes sociais em homenagem ao colega de Friends.

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento