Você sabe o que é um (ou uma) nepo baby? A expressão é relativamente nova, ficou famosa em 2024 e voltou à tona agora em 2025 por conta da filha da cantora Beyonce. Sim, o apelido significa isso mesmo que você está pensando.
Nepo é uma contração para “Nepotism”, ou nepotismo, em português. Um nepo baby é, portanto, uma espécie de “bebê nepotismo”, em trdução livre. Mas o que isso significa? Simples, a expressão caracteriza a ascensão dos filhos de celebridades no mesmo meio que seus pais, o que muitos consideram um privilégio.
A assunto voltou à tona com as recentes participações de Blue Ivy, de apenas 13 anos, num show da mãe, a diva pop Beyoncé, diante de 70 mil pessoas, inclusive com uma performance solo de Déjà Vu, amplamente elogiado pela crítica, de acordo com a BBC.
Leia mais no Viralizou:
- 10 passos para se tornar um influenciador digital
- Trend dos 15 minutos: a perigosa Teoria do Aeroporto que viralizou no TikTok
- Como comprar os minidummies, sucesso no BBB 25
- Conheça a oração do Papa Francisco que viralizou no mundo todo
No passado, ser um nepo baby já foi motivo de críticas, mas a recente aparição de Blue Ivy tem mudado o conceito e, principalmente, o preconceito. Afinal, qual outro ciclo de pessoas um filho de uma celebridade frequentaria senão o dos pais. A tendência é essa.
Em entrevista à BBC, Tina Knowles, mãe de Beyoncé disse que Blue Ivy e os outros filhos da cantora são criados para seguirem a carreira que quiserem na vida, sem a pressão do show business.
Mais exemplos de nepo baby
Outros são os exemplos de celebridades que podem ser classificados como nepo babies. A filha de Madonna, Mercy James, então com 17 anos, tocou piano com a mãe em 2023 durante a Celebration Tour, inclusive no show em Copacabana, no Rio de Janeiro.
Já a filha do vocalista do Foo Fighters, Dave Grow, Violet, surpreendeu o mundo ao cantar, ao lado do pai, uma versão de All Apologies, do Nirvana. Aos 18 anos, ela emocionou o próprio pai no palco. Ambos se apresentaram juntos em outras ocasiões.
Além deles, o filho de Phil Collins tocou bateria na turnê solo do pai, a “Not Dead Yet”, de 2017 a 2019. Nic Collins estreou ao lado do pai com 15 anos.
Nem só de celebridades da arte vivem os nepo babies
O fenômeno do nepo baby não é exclusivo do mundo da música. Nos esportes ele também se manifesta. O astro norte-americano do basquete LeBron James, atualmente no Los Angeles Lakers, teve a oportunidade de atuar ao lado do filho Bronny James desde 2024 pela NBA, quando ele tinha 20 anos.
No futebol, o filho de Cristiano Ronaldo, Cristiano Jr., de 14, já é visto brilhando pelos campos dos clubes por onde o pai passa, atualmente o Al Nassr, da Arábia Saudita. Recentemente, CR7 disse querer jogar ao lado do filho antes de se aposentar.
No cenário brasileiro, exemplos não tão recentes também ilustram a “linhagem” de filhos talentosos em relação aos pais no mundo da música. O mais clássico talvez seja da dupla Sandy e Júnior, filhos do sertanejo Xororó. Também a cantora Wanessa Camargo, filha de Zezé di Camargo.
Entre os influenciadores digitais, Lua, a filha dos ex-BBBs Viih Tube e Eliezer, antes mesmo de nascer, já tinha mais de 1 milhão de seguidores no Instagram. Atualmente, a baby com dois anos, soma mais de 2,5 milhões. Ou seja, ela já segue, mesmo sem saber, a carreira dos pais de “baby influencer”.