Quem é Divaldo Franco, diagnosticado com câncer

O Brasil foi surpreendido neste sábado com a notícia de que o médium Divaldo Franco, de 97 anos, está internado no hospital São Rafael, em Salvador desde o dia 17 de novembro, quando foi verificar um desconforto na região urinária.

Divaldo Franco é o principal líder espírita do Brasil atualmente e discípulo de Chico Xavier, que morreu em 2002. De acordo com a equipe do religioso, ao fazer exames no hospital, ele teve diagnosticado um tumor na bexiga.

Divaldo Franco está bem, lúcido e sem dores. O tumor é pequeno, em fase inicial e pontual, por isso o seu tratamento deve ocorrer sem grandes complicações. Sua internação, ainda conforme assessores, é para que sua saúde possa ser monitorada e os procedimentos serem feitos com segurança.

Entenda o câncer na bexiga de Divaldo Franco

Os principais sintomas para identificar o câncer na bexiga são dores ao urinar, além de sangue no ato de urinar e a necessidade constante de urinar. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, a doença é mais comum em homens brancos e de idade avançada, caso de Divaldo Franco.

Além disso, o tabagismo pode triplicar as chances de contração de um tumor no local. O Instituto alerta ainda que é importante evitar o contato com derivados do petróleo, como tintas.

O tratamento ocorre de acordo com o grau da doença, mas passa por cirurgia, quimioterapia e rádioterapia.

Quem é Divaldo Franco e por que se tornou uma celebridade

Divaldo Franco é um médium – pessoa com habilidades sensitivas e com dons considerados sobrenaturais – e líder da doutrina espírita no Brasil, país onde ela é mais difundida no mundo. Nascido em 5 de maio de 1927, em Feira de Santana (BA), dedicou mais de 70 anos ao espiritismo.

Durante estas sete décadas, ele fundou ao lado de Nilson de Souza Pereira, o Tio Nilson, a Mansão do Caminho, instituição de caridade que atende mais de seis mil pessoas todos os dias, além de abrigar outras três mil, muitas dessas registradas como filhos de Franco.

O dinheiro para sustentar a obra vem majoritariamente dos direitos autorais das mais de 200 obras escritas ou psicografadas por ele.

Divaldo Franco ficou conhecido do grande público por conta da sua amizade com Chico Xavier, considerado o maior médium de todos os tempos. São inúmeras as manifestações de Franco, onde conta histórias do convívio com seu mentor.

Divaldo nas redes sociais

Apesar de não ser um influenciador no conceito atual das redes sociais, Divaldo Franco tem 1,2 milhão de seguidores no Instagram, em uma conta que leva o seu nome e da instituição de caridade Mansão do Caminho, mantida por ele.

Na conta, ele divulga mensagens espíritas, depoimentos de artistas, como Carlinhos Brown, além de palestras e lives com a temática da doutrina.

No entanto, em 2018 viralizou de forma negativa, ao se manifestar publicamente contra a identidade de gênero. Ele a classificou como “alucinação social criada pelo marxismo cultural para escravizar a sociedade”. A fala foi criticada por outras lideranças do espiritismo, por ser considerada homofóbica.

Já no TikTok, não há uma conta oficial em seu nome, porém cortes com diversas entrevistas, palestras e outras aparições de Divaldo Franco bombam na plataforma. De acordo com a rede, existem mais de 24 milhões de postagens relacionadas ao médium.

@mensagensespiritasbr REVELAÇÃO DE DIVALDO FRANCO #Jesus #doutrinaespirita #motivacional #espiritismo #divaldofranco #guerra #revelacao ♬ The Nazarene – Before the Throne

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.