Apesar de ter sido um ano cheio de coisas boas, 2024 também levou muitas pessoas importantes. Lembrar é eternizar a memória. Por isso, relembre algumas das celebridades que nos deixaram neste ano e o legado que elas deixaram.
Silvio Santos
Silvio Santos, nome artístico de Senor Abravanel, foi um dos maiores ícones da televisão brasileira. Nascido em 12 de dezembro de 1930, no Rio de Janeiro, era filho de Alberto e Rebeca, imigrantes judeus, e o mais velho de cinco irmãos.
Visionário, construiu um império de comunicação e entretenimento, incluindo marcas como Jequiti, Tele Sena e SBT, além de comandar o lendário “Programa Silvio Santos” por quase seis décadas, desde 1963.
Para sempre, Silvio Santos! Um dos maiores comunicadores do país, que deixou uma marca inesquecível na história da televisão brasileira. pic.twitter.com/HNT5GHsLGj
— TV Globo 📺 (@tvglobo) August 18, 2024
O apresentador faleceu em São Paulo, aos 93 anos, devido a uma broncopneumonia após contrair influenza A (H1N1). A notícia marcou o fim de uma era na televisão brasileira, deixando um legado de inovação e carisma que moldou o entretenimento no país.
Cid Moreira
O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, um dos rostos mais icônicos da televisão brasileira, faleceu aos 97 anos neste ano. Ele ficou internado no Hospital Santa Teresa, em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, com insuficiência renal crônica. Cid faleceu de falência múltipla dos órgãos.
Durante 26 anos, Cid foi o principal rosto do Jornal Nacional. Ele foi o primeiro apresentador do jornal, que foi pioneiro em transmissão em escala nacional. Sua voz tornou-se sinônimo de credibilidade, e seu característico “boa noite” diário marcou a televisão brasileira e toda uma geração.
Emiliano Queiroz, Antônio Cícero, Cid Moreira, Silvio Santos, José Santa Cruz… Quantos talentos e personalidades nos deixaram… O obituário sempre emociona. #MelhoresdoAno pic.twitter.com/C172FaEtWT
— Sérgio Santos (@ZAMENZA) December 16, 2024
Maggie Smith (1934-2024)
A atriz britânica Dame Maggie Smith faleceu este ano, aos 89 anos. Conhecida por uma carreira brilhante que começou nos anos 1950, ela estrelou mais de 60 filmes, incluindo a saga Harry Potter, onde interpretou a Professora Minerva McGonagall. Smith sofria de uma doença de Graves, que causou sua morte.
Curiosamente, Maggie Smith faleceu em 27 de setembro, mesma data da morte do ator Michael Gambon, um ano antes. Gambon, que deu vida ao Professor Dumbledore na mesma franquia, morreu em 2023, após lutar contra pneumonia. A coincidência emocionou fãs da série, que lembraram com carinho os dois ícones do cinema.
Liam Payne (1993-2024)
Em outubro deste ano, o mundo ficou em choque com a notícia do falecimento de Liam Payne, ex-integrante da banda One Direction. Liam caiu da sacada de um hotel em Buenos Aires, na Argentina, e morreu instantaneamente.
Um relatório recente apontou que Payne estava tentando fugir pela sacada ao se recusar a pagar o serviço de prostitutas de luxo. Ele estava alcoolizado e sob o efeito de drogas.
Liam teve uma carreira de destaque na música e mobilizou milhares de fãs ao longo de sua carreira solo e ao lado da banda One Direction. Todos os membros do grupo manifestaram solidariedade para a família e compartilharam seu luto. Liam tinha apenas 31 anos e deixou um filho de 7 anos.
Outros famosos que nos deixaram
Este ano, o mundo também perdeu James Earl Jones, Quincy Jones, Ary Toledo, Shelley Duval, Maria Conceição Tavares, Ziraldo e muitos grandes nomes.