Não é segredo para ninguém que a Penha de Cheias de Charme foi um dos papeis de maior sucesso de Taís Araújo na televisão. Além disso, a atriz já declarou diversas vezes em entrevistas que também foi uma das personagens que ela mais gostou de fazer.
Mas você sabia que Taís Araújo considera a Penha de Cheias de Charme uma verdadeira cura para ela? A história toda começa lá em 2009, quando ela foi escolhida para viver a protagonista Helena de “Viver a Vida”, novela de Manoel Carlos.
A Helena de Taís Araújo
Na época, se criou muita expectativa em torno da escalação de Taís para este papel. Fazer uma Helena de Manoel Carlos é um sonho para qualquer atriz e poucas tiveram essa oportunidade na televisão. Quando ela foi escalada, todos queriam ver como seria a primeira Helena negra da história e também uma das mais jovens.
O problema é que quando a novela estreou, a personagem sofreu forte rejeição do público. Com isso, a trama de Helena na novela foi caminhando para um segundo plano. Além das críticas, Taís se viu tendo que fazer cenas com as quais não concordava, como quando Helena se ajoelha para receber um tapa na cara de Teresa, personagem de Lília Cabral.
Ela conta que acabou entrando em depressão por causa da novela. Taís Araújo ia muitas vezes para as gravações de “Viver a Vida” chorando. Na vida pessoal, ela também não estava vivendo um bom momento.
Quando começou a trabalhar na novela “Viver a Vida”, ela estava no processo de separação. Fazia apenas um mês que ela e o ator Lázaro Ramos havíam se separado. Ela contou em sua participação no podcast PodPah que esse foi um período desafiador.
“No início da novela, eu viajei para gravar na Jordânia e em Paris. Lázaro até foi até a Jordânia para me encontrar, e a partir daí, começamos a nos reconciliar. Ele me visitou na Jordânia e depois, ele tinha planos de ir para Moçambique. Ele ficou dois dias na Jordânia comigo, o que foi uma grande prova de amor. Então, ao final da novela, nós estávamos retomando o relacionamento, mas ainda não tínhamos reatado o casamento. Decidimos viajar juntos e, durante essa viagem, decidi que queria ter um filho. Levou mais um ano até que eu engravidasse”, revelou Taís.
A volta por cima em Cheias de Charme
Logo depois do final da novela, a atriz que em certo momento pensou em parar de atuar, foi fazer algumas peças de teatro. No entanto, as novelas estavam longe de seus planos. Até que veio o convite para a Penha de “Cheias de Charme”.
Ela disse que a personagem fez com que ela resgatasse o prazer em interpretar e confiasse novamente na sua capacidade de fazer televisão.
“Essa novela também foi um enorme sucesso e teve um papel curativo para mim. Ela foi realizada pela mesma equipe e direção de “Da Cor do Pecado”, então de certa forma, me senti em casa e protegida, o oposto da vulnerabilidade que havia sentido anteriormente. Estar cercada por pessoas que amavam e confiavam em mim fez toda a diferença na minha recuperação e na minha carreira”, explica.
Para quem não lembra, “Cheias de Charme” é uma novela de 2012, dois anos depois do término de “Viver a Vida”, que exibiu seu último capítulo em 14 de maio de 2010.