Um dos grandes acertos do Globoplay, a plataforma de streaming da Globo, foram os documentários originais. O sucesso do formato mostra que o público brasileiro está em busca de conteúdos mais informativos, mas com uma narrativa de série.
No fundo, os documentários em formato seriado, que o Globoplay tem feito, são grandes reportagens aprofundadas em temas que fazem parte do dia a dia da sociedade brasileira, mas que muitas vezes passam batido no noticiário diário.
E na plataforma tem de tudo, desde temas da cultura brasileira, como carnaval, televisão e futebol, até docs que falam de assuntos com relevância social e política. Um prato cheio para quem gosta de se divertir e se informar ao mesmo tempo.
Produções como “O Caso Evandro”, que explora um dos casos criminais mais emblemáticos do Brasil, e “Quebrando o Tabu”, que discute a política de drogas no país, exemplificam como esses documentários conseguem equilibrar investigação jornalística e narrativa envolvente, criando uma experiência imersiva e educativa para o público.
Veja agora uma lista que o Viralizou preparou com 5 documentários imperdíveis no Globoplay
‘Vale o Escrito’ (2023)
Com sete episódios, o documentário ‘Vale o Escrito – A Guerra do Jogo do Bicho’ é um dos mais recentes sucessos do Globoplay. A história mostra as famílias que comandam o Jogo do Bicho no Rio de Janeiro e como isso influenciou a formação da sociedade carioca. Nas redes sociais, além de comentar o produto, as pessoas também criaram um imaginário entre os ‘personagens da vida real’ e já fizeram até teste para saber com qual das pessoas do universo do jogo do bicho você se parece mais. A série documental tem uma apuração primorosa e é um ótimo exemplo de jornalismo investigativo.
‘Diário de uma Onça’ (2023)
Quem nunca parou para ver um documentário de bichos, não é mesmo? Pois ‘Diário de uma Onça’ traz a magia do mundo animal de um jeito bem brasileiro. A história narra a jornada de três gerações de onças-pintadas que lutam para sobreviver no Pantanal. Uma reflexão importante sobre como o Brasil precisa aprender a melhorar a relação entre humanos-natureza, e promover a preservação do meio-ambiente como única saída para um crescimento sustentável. Uma curiosidade desse documentário é que a voz de uma das onças é narrada por Alanis Guillen, a ‘Juma’ do remake da novela ‘Pantanal’.
‘Ronaldo, o Fenômeno’ (2022)
Desde que foi lançado, o documentário sobre a vida de um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Ronaldo Nazário, nunca saiu da lista dos mais vistos. O doc traz os altos e baixos da carreira do ‘Fenômeno’, que entrou para história como um dos maiores atacantes do futebol mundial. Das polêmicas envolvendo a Copa de 1998 na França até o pentacampeonato na Copa de 2002, a vida de Ronaldo vai sendo contada junto com depoimentos de grandes nomes do futebol como Zidane, Romário, Maldini e Roberto Carlos.
“Boate Kiss – A Tragédia de Santa Maria” (2023)
Uma das maiores tragédias que o Brasil já viu está retratada em ‘Boate Kiss – A tragédia de Santa Maria’ disponível no Globoplay. O doc remonta tudo que aconteceu em janeiro de 2013, na cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, quando um incêndio em uma boate acabou matando 242 pessoas. O repórter Marcelo Canellas entrevistou familiares, sobreviventes e acompanhou o julgamento dos réus. Um documentário forte, mas que mostra com muito respeito a dor das famílias e os erros que levaram à tragédia, naquela fatídica noite.
‘O Caso Evandro’ (2021)
Um dos primeiros documentários a fazer sucesso no Globoplay, ‘O Caso Evandro’ é um true crime sobre um dos crimes mais intrigantes do Brasil. A história é sobre o desaparecimento do menino Evandro Ramos Caetano, de seis anos, no ano de 1992 em Guaratuba, no Paraná. Na época o caso teve grande repercussão e causou comoção por causa da brutalidade e circunstâncias do crime. São nove episódios que detalham o crime, a investigação, as confissões e o julgamento, que foi o mais longo da história do Brasil.
Como se pode ver, o Globoplay tem unido marketing e distribuição para que seus docs façam sucesso. É comum que o primeiro episódio de alguns deles passe na TV Globo, como uma forma de chamar a grande audiência para a plataforma.
Além disso, o Globoplay surfa na onda do crescente interesse pelo streaming, e aproveita para oferecer produtos nacionais que possam competir com os grandes como Netflix, Disney e Amazon.