Com a temporada de premiações batendo à porta, começam as especulações para o Oscar 2025. A revista americana Variety divulgou sua tradicional lista de favoritos, incluindo previsões para quem deve se destacar nas principais categorias. Confira quais são as maiores apostas:
Melhor Filme
A disputa pela estatueta mais cobiçada da noite promete ser acirrada. Entre os favoritos, estão os filmes “Anora”, “Blitz”, “O Brutalista”, “Um Completo Desconhecido”, “Conclave”, “Duna: Parte Dois”, “Emilia Pérez”, “Gladiador II”, “O Quarto ao Lado” e “Wicked”.
A publicação da Variety aponta “Wicked” como provável vencedor. Se confirmado, o musical será o primeiro a levar o prêmio desde “Chicago” (2002).
Melhor Atriz
Na categoria de Melhor Atriz, Cynthia Erivo (“Wicked”) aparece entre as favoritas por sua interpretação de Elphaba. Ela disputa com Karla Sofía Gascón (“Emilia Pérez”), Marianne Jean-Baptiste (“Hard Truths”), Angelina Jolie (“Maria”) e Mikey Madison (“Anora”), sendo esta última a provável vencedora.
Fernanda Torres, atriz brasileira e grande aposta do Brasil no Oscar, ficou de fora da lista da Variety por seu papel em “Ainda estou aqui”, mas isso não significa que ela não será indicada. Muitos outros veículos consideram a atriz uma grande candidata. Dedos cruzados!
Melhor Ator
A performance de Timothée Chalamet como Bob Dylan em “Um Completo Desconhecido” colocou o ator como o mais cotado para vencer nesta categoria. Os outros prováveis indicados incluem Adrien Brody (“O Brutalista”), Colman Domingo (“Sing Sing”), Ralph Fiennes (“Conclave”) e Paul Mescal (“Gladiador II”).
Melhor Atriz Coadjuvante
Ariana Grande, como Glinda em “Wicked”, desponta como favorita nesta categoria, segundo a Variety. Entre as possíveis concorrentes estão Zoe Saldaña (“Emilia Pérez”), Isabella Rossellini (“Conclave”), Saoirse Ronan (“Blitz”) e Monica Barbaro (“Um Completo Desconhecido”).
Melhor Ator Coadjuvante
Denzel Washington, em “Gladiador II”, pode conquistar seu terceiro Oscar, liderando a lista de prováveis indicados. Os outros nomes cotados são Yura Borisov (“Anora”), Kieran Culkin (“A Verdadeira Dor”), Clarence Maclin (“Sing Sing”) e Guy Pearce (“O Brutalista”).
Melhor Diretor
Ridley Scott, por “Gladiador II”, é apontado como o favorito a levar o prêmio de Melhor Diretor. Os demais possíveis indicados incluem Jacques Audiard (“Emilia Pérez”), Sean Baker (“Anora”), Edward Berger (“Conclave”) e Jon M. Chu (“Wicked”). Outros jornais americanos apontam Denis Villeneuve como um possível indicado, por “Duna 2”.
Melhor Filme Internacional
A categoria de Melhor Filme Estrangeiro promete fortes emoções para os brasileiros. O longa “Ainda Estou Aqui” aparece como um dos favoritos, mas “Emilia Pérez”, estrelado por Selena Gomez e Zoe Saldaña, é apontado como o provável vencedor. A lista também inclui “Dahomey”, “Kneecap – Música e Liberdade” e “A Semente do Figo Sagrado”.
É válido lembrar que “Ainda estou aqui” foi reconhecido em diversos festivais internacionais de cinema pelo mundo, que servem como um grande “esquenta” para o Oscar. Por isso, os brasileiros ainda podem ter (muita) esperança de levar a estatueta.
Os indicados oficiais serão anunciados no dia 17 de janeiro de 2025, com a cerimônia marcada para 2 de março. Até lá, as especulações continuarão esquentando os ânimos dos cinéfilos!