Cynthia Erivo, protagonista da adaptação cinematográfica de Wicked, gerou polêmica nas redes sociais após a divulgação de um pôster que apresenta sua personagem, Elphaba.
Em resposta a edições do pôster, onde seu rosto foi alterado para esconder os olhos, Erivo expressou seu descontentamento, afirmando que essas edições são desumanizadoras e degradantes. Ela enfatizou que seu papel no filme é um tributo à obra original, não uma cópia.
“Esta é a coisa mais selvagem e ofensiva que já vi, igual àquela terrível IA de nós lutando, igual a pessoas fazendo a pergunta ‘sua vagina é verde?’ escreveu Cynthia em seu story enquanto compartilhava um dos pôsteres photoshopados. “Nada disso é engraçado. Nada disso é fofo. Isso me degrada. Isso nos degrada.”
A situação se intensificou quando memes começaram a circular, muitas vezes de forma negativa, resultando em um aumento da hostilidade online. Essa controvérsia não é isolada e reflete um padrão maior de desafios que artistas de cor enfrentam nas redes sociais, especialmente quando são alvos de críticas ou humor hostil
Ariana Grande defende colega de elenco de Wicked
Durante o evento Annual Academy Museum Gala, que aconteceu no último sábado, Ariana Grande enfatizou seu apoio à colega de elenco, afirmando — “Isso [a inteligência artificial] é algo que vai além de nós. Os fãs se divertem e fazem edições, mas às vezes isso ultrapassa os limites”.
Apesar dos esforços para defender Cynthia, os usuários do X e Tik Tok interpretaram a fala da Ariana como a de alguém que não se incomodou (ou até mesmo riu dos memes) mas escolheu respeitar os sentimentos da amiga. Grande é conhecida por adorar compartilhar memes sobre seus trabalhos nas redes sociais e frequentemente brinca sobre seu papel no filme Wicked em entrevistas.
“Tenho um profundo respeito pela minha irmã Cynthia e a amo muito. É um grande período de adaptação” — completou a atriz e cantora.