A cobra-cega é mesmo cega? Entenda as características da cecília

Quando se fala em cobra-cega, muita gente fica em dúvida: afinal, ela é cega mesmo? A verdade é que se algo não faz sentido no nome desse animal, também chamado de cecília, é a parte da “cobra”. Isso porque a espécie não é uma serpente, como muitos imaginam.

Apesar do corpo semelhante ao das cobras e do nome que carrega, a cobra-cega é na verdade um anfíbio. Ela tem um corpo comprido, marcado por anéis, e não conta com membros para se locomover. Estima-se que haja mais de 180 espécies de cobras-cegas em todo o mundo.

Viralizou também:

Mas, afinal, a cobra-cega é mesmo cega? Enquanto algumas das espécies desse animal sequer apresentam olhos, outras até contam com eles. Porém, são muito pequenos ou imperfeitos e não permitem que os indivíduos formem imagens. Na prática, os olhos só detectam a presença ou ausência de luz.

A maioria das espécies de cobra-cega vive em galerias no solo, característica chamada de hábito fossorial. Elas se alimentam de formigas, minhocas e cupins e passam praticamente toda a vida embaixo da terra, com exceção de algumas espécies com hábitos aquáticos.

Para viver abaixo do solo, a cobra-cega conta com um crânio forte e músculos por todo o corpo, o que permite que seja ótima na tarefa de escavar. Ela também apresenta tentáculos na cabeça que não são só para enfeite: eles são sensoriais, o que permite reconhecer o ambiente por meio do toque, o que é uma ajuda e tanto para sobreviver nas galerias. 

Cobra-cega é venenosa?

E falando em sobrevivência, saiba que a cobra-cega tem veneno: ela conta com glândulas na pele que podem ocasionar o envenenamento de possíveis predadores que tentam comê-la. Além disso, ela também pode liberar veneno pela mordida.

Tem essas aqui também:

E o nome cecília, vem de onde? A palavra vem do latim cecus, que significa cego. Ou seja, mais uma forma de descrever a ausência dos olhos, ou a presença rudimentar da visão, nessa espécie pouco vista pelos humanos, justamente por viver em galerias no solo.

Publicado por Diogo Massa

Escreve sobre bichos, virais e entretenimento.

No comments yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *