Arquivo da categoria: Cobras

Conteúdos curiosos sobre as cobras, um dos animais mais intrigantes da natureza

Jiboia-vermelha macho viralizou depois de ter 14 filhotes

Uma serpente macho viralizou na internet nesta terça-feira (25) depois de ter 14 filhotes. É isso mesmo que você leu. Um parto misterioso tem intrigado estudantes e funcionários da Faculdade de Portsmouth, na Inglaterra.

Ronaldo, uma jiboia-vermelha de 13 anos e 1,80 metro de comprimento, deu à luz 14 filhotes saudáveis, apesar de viver em cativeiro sem contato com outros répteis há nove anos e ser considerada do sexo masculino.

O nascimento dos filhotes surpreendeu a todos, pois a jiboia-vermelha era tratada como macho desde que chegou à faculdade, após ser resgatada. A gravidez só foi percebida durante um exame de rotina, e o parto ocorreu sem complicações.

O fenômeno por trás desse nascimento milagroso é a partenogênese, uma forma rara de reprodução assexuada em que os embriões se desenvolvem sem fertilização. Embora comum em plantas e alguns animais, este é apenas o terceiro caso registrado em uma jiboia-vermelha em cativeiro no mundo.

Foto: City of Portsmouth College/Divulgação

A partenogênese em jiboias-vermelhas é um evento extremamente raro e intrigante para os cientistas. Acredita-se que a capacidade de se reproduzir dessa forma possa ser uma vantagem evolutiva em situações em que as fêmeas não têm acesso a parceiros.

A equipe da faculdade está monitorando de perto a saúde de Ronaldo e seus filhotes, que estão se desenvolvendo bem. Os pesquisadores também planejam realizar estudos genéticos para entender melhor o processo de partenogênese em jiboias-vermelhas e suas implicações para a conservação da espécie.

A jiboia-vermelha é uma espécie não venenosa encontrada nas florestas tropicais da América Central e do Sul. A espécie é conhecida por sua coloração vibrante e hábitos arborícolas.

Veja a jiboia-vermelha Ronaldo que teve 14 filhotes

@jovempannews Uma jiboia-arco-íris brasileira chamada Ronaldo surpreendeu a todos ao dar à luz 14 filhotes no viveiro da faculdade da cidade de Portsmouth, na Inglaterra. A surpresa foi dupla: primeiro, os funcionários pensavam que Ronaldo era macho; segundo, a cobra de 1,8 metros não tinha contato com outras cobras há pelo menos nove anos. O nascimento foi considerado um "milagre", mas os especialistas explicaram que se trata de um raro caso de partenogênese, um tipo de reprodução assexuada em que os embriões se desenvolvem sem fertilização. Esse fenômeno é comum em plantas e alguns animais, mas acredita-se que este seja apenas o terceiro caso documentado em jiboias-arco-íris brasileiras em cativeiro. Uma estudante descobriu os 14 filhotes durante uma verificação de rotina no viveiro de Ronaldo. "No início, pensamos que ela estava enganada. Não podíamos acreditar em nossos olhos", disse Amanda McLeod, técnica de cuidado animal. O especialista em répteis, Pete Quinlan, foi chamado e ficou igualmente chocado. "Crio cobras há 50 anos e nunca vi isso acontecer antes", afirmou. "Os filhotes são clones de sua mãe, embora suas marcações sejam ligeiramente diferentes." Ronaldo tinha sido resgatada pela RSPCA e estava na faculdade há nove anos. Quinlan cuidava da cobra, que foi inicialmente declarada macho por um veterinário. Ele agora está verificando o sexo dos filhotes e preparando novos viveiros para eles. Uma vez maduros, os filhotes serão encaminhados para novos lares. De acordo com o Zoológico de Dudley, a maioria das jiboias dá à luz de 12 a 15 filhotes, embora ninhadas de até 35 já tenham sido registradas. Reprodução (Instagram): yourcopc #JovemPan #Jiboia #Ronaldo #Cobra #Animais ♬ som original – Jovem Pan News

A Partenogênese: Um fenômeno intrigante da natureza

A partenogênese é um processo reprodutivo fascinante que desafia as noções tradicionais de reprodução sexuada. Em vez de exigir a fusão de um óvulo e um espermatozoide, a partenogênese permite que um óvulo se desenvolva em um embrião sem fertilização.

Existem diferentes tipos de partenogênese, e o mecanismo exato pode variar entre as espécies. Em alguns casos, o óvulo se divide e se desenvolve em um embrião sem duplicar seus cromossomos, resultando em filhotes geneticamente idênticos à mãe. Em outros casos, o óvulo pode duplicar seus cromossomos antes de se dividir, levando a uma maior diversidade genética entre os filhotes.

A partenogênese é mais comum em invertebrados, como insetos e crustáceos, mas também ocorre em algumas espécies de vertebrados, incluindo lagartos, tubarões e, como demonstrado por Ronaldo, jiboias-vermelhas.

5 vídeos de cobras que aterrorizaram a web em 2023

Os vídeos de cobra sempre fazem sucesso na internet, e não foi diferente em 2023! Teve cobra atrás de quadro, em cima da cama, no vaso sanitário e até comendo outras cobras. E para você relembrar todas as serpentes que viralizaram neste ano, listamos os 5 melhores vídeos de cobra de 2023. Veja!

1 – Quadro torto? Pode ser uma cobra!

Vem da Austrália um dos vídeos de cobra mais assustadores da web em 2023! É que uma moradora estava na sala de casa quando percebeu que um quadro estava um torto na parede. De repente, uma cobra sai de trás do quadro, e ela não era pequena, viu? Tinha mais de 1,5 metro de comprimento, veja o vídeo:

2 – Cobra gosta de pão?

No Brasil, também teve cobra em lugar inusitado! Isso porque uma serpente da espécie caninana resolveu dar uma voltinha em um supermercado de Florianópolis. Ela passeou pela seção de pães e bolos e parece ter ficado bem à vontade até ser resgatada pelos bombeiros. Relembre:

3 – Cobra com surpresinha na barriga

Outro vídeo aterrorizante de cobras veio dos Estados Unidos: por lá, uma equipe de pesquisadores descobriu um crocodilo inteiro, com mais de 1,5 metro, dentro de uma píton birmanesa com cerca de cinco metros de comprimento. O registro é surpreendente, dá só uma olhada:

4 – Uma cobrinha dentro do vaso

Já pensou como seria estar apertado para ir ao banheiro e encontrar uma cobra dentro do vaso? Pois uma delas foi encontrada dentro do vaso sanitário de um clube esportivo. E pior, por uma criança! A píton de 1,5 metro, aliás, não ficou muito feliz em sair de lá. Confira:

5 – Um último adeus

Já viu uma cobra comendo outra cobra? Na Austrália, um profissional que foi fazer o resgate de uma cobra negra de barriga vermelha acabou tendo uma surpresa: dentro da boca dela era possível ver uma cobra-marrom ainda viva e tentando colocar a cabeça para fora. Que susto, olha só:

Mulher quase experimenta ‘beijo mortal’ de cobra ultra venenosa

Uma turista australiana aproveitava o dia de sol na praia de Nova Caledônia, território francês que integra dezenas de ilhas no sul do Oceano Pacífico, quando se deparou com uma cobra ‘fofa’ no local. Sem pensar duas vezes, ela pegou o animal nas mãos, fez carinho e posou para uma foto. Acontece, que a espécie, aparentemente julgada pela turista como inofensiva, tem um veneno ultra poderoso e mortal.

Trata-se de um exemplar da krait marinha, um tipo de cobra d’água cujo veneno poderia matar até 10 adultos em apenas um bote. “Aprendi como elas eram venenosas quando fomos a um museu local que tinha informações sobre a cobra e como ela era venenosa”, disse ela ao “Yahoo News Australia“.

Foto com cobra serve como alerta

O fato aconteceu em 2017, mas Suzanne compartilhou as fotos recentemente no Facebook para alertar outras pessoas que se depararem com a espécie a não se aproximar ou tocar o animal.

“A krait marinha que ela realmente pegou é conhecido por ter veneno 10 vezes mais tóxico do que o de uma cascavel. Elas são letais”, disse uma especialista em vida selvagem da Seabird and Turtle Rescue, organização ambiental da Austrália, ao “Yahoo News”.

O veneno da krait marinha impacta o sistema nervoso da vítima e pode resultar em convulsões, paralisia e insuficiência cardíaca levando a vítima à morte em pouquíssimo tempo.

Cobra venenosa invade quadra de tênis e interrompe torneio

O ATP de Brisbane, na Austrália, precisou ser interrompido por uma razão pouco comum. Enquanto o austríaco Dominic Thiem, ex-número 3 do mundo, e o australiano James McCabe duelavam, uma cobra marrom oriental, uma das mais venenosas do mundo, invadiu a quadra de tênis. Segundo informações, o animal tinha cerca de 50cm de comprimento.

Thiem minimizou a aparição do animal. “Eu realmente amo animais, especialmente os exóticos”, disse o ex-campeão do Aberto dos Estados Unidos, Thiem, ao site do Brisbane International.

“Mas eles disseram que era muito venenosa e que estava perto das crianças, então era uma situação muito perigosa. É algo que nunca aconteceu comigo e é algo que definitivamente nunca esquecerei”, completou.

De acordo com as informações divulgadas pelo ATP, a cobra marrom oriental chegou à quadra no final do primeiro set e um especialista em resgate foi chamado para retirá-la em segurança. A espécie é a causa de mais mortes por picada de cobra do que qualquer outra espécie de cobra na Austrália, de acordo com o Museu Australiano. O réptil está espalhado por todo o leste da Austrália e é frequentemente encontrado na periferia dos grandes centros urbanos.

Veja o vídeo do resgate da cobra:

Morador encontra cobra gigante na cozinha: ‘demorei para processar’

Chegar em casa e encontrar uma cobra certamente não é uma situação agradável. Imagine, então, se essa cobrinha for enorme e estiver dando uma voltinha pela sua cozinha! Pois foi exatamente isso que ocorreu com um morador da Austrália, que encontrou uma píton gigante de rolê pela sua casa.

O caso aconteceu no início de dezembro em North Queensland. Em uma foto, é possível ver como a cobra gigante está sobre um balcão da cozinha e se espalha por todo o móvel, inclusive sobre uma torradeira que estava no local. Que susto, né?

Ao site Newsweek, o morador identificado apenas como Bryn contou que havia bebido e até levou um tempo para entender que aquilo era real. “Honestamente, eu estava com um pouco de ressaca quando vi isso, então demorei um pouco para processar”, disse.

Por sorte, o morador é um fã desse tipo de animal e, por isso, não se assustou e nem se desesperou tanto quanto poderia acontecer com outras pessoas. “Eu adoro cobras, então fiquei muito emocionado ao ver isso”, contou ao site.

Cobra píton pode ultrapassar os seis metros de comprimento

Não há informações sobre como a enorme píton chegou à casa de Bryn e nem o que ocorreu com ela, embora provavelmente tenha sido resgatada e levada ao seu habitat natural. Mas se uma situação como essa parece muito anormal para a maioria das pessoas, a verdade é que não é assim tão rara em algumas regiões da Austrália, como North Queensland.

Estima-se que haja cerca de 170 espécies de cobras no país e muitas delas resolvem passear em locais um tanto quanto curiosos: elas já foram encontradas atrás de quadros, em cima de camas e até mesmo em vasos sanitários. Nem todas elas são venenosas e muitas matam suas presas enrolando e sufocando-as. Ainda assim, não parecem muito simpáticas, né?

As pítons, como essa encontrada na casa de Bryn, é uma das cobras mais compridas do mundo e, embora não se saiba a medida desse espécime, é certo que a espécie pode ultrapassar os 6 metros de comprimento. E como são boas escaladoras, não é difícil imaginar como essa cobra chegou em cima do móvel da casa!

Cobra é flagrada nadando em praia de São Paulo; veja o vídeo

Uma cobra caninana foi flagrada por banhistas em uma praia de Bertioga, no litoral de São Paulo. A cobra da espécie Spilotes Pullatus apareceu na tarde de domingo (24) na Praia da Enseada. Inicialmente os salva-vidas que atuam no local fizeram a proteção do animal até a chegada do resgate especializado.

Na sequência, agentes do Departamento de Operações ambientais chegaram e recolheram o animal com a ajuda dos guarda-vidas. O animal chamou a atenção dos banhistas, que se aglomeraram em torno do réptil, mantendo distância, e acompanharam toda a ação de resgate.

O verão é uma estação propícia para o aparecimento destes animais, uma vez que eles saem das tocas por conta das altas temperaturas típicas da estação e busquem locais mais frescos.

Sobre a cobra caninana

Segundo o Instituto Butantan, a cobra canina tem que mesclam o preto e o amarelo e passa a impressão de ser um bicho perigoso. Quando se sente ameaçada por predadores, ela ergue a cabeça, achata a região do pescoço e expõe e movimenta a língua. Com essas ações, ela pode tentar morder o agressor, mas por não possuir veneno, é considerada inofensiva. 

Considerada uma serpente muito ágil, a caninana é encontrada em todos os biomas brasileiros, com exceção dos Pampas. Ela também pode ser vista em outros países das Américas do Sul, Central e do Norte. Ela é frequentemente encontrada tanto nas árvores quanto no solo, sendo mais ativa durante o dia. 

Essa serpente gosta de se alimentar de diversos tipos de presa, em especial pequenos mamíferos. Ela também consome aves e, eventualmente, répteis e anfíbios. 

Veja o vídeo da cobra em praia

Cobras brigam enquanto homem joga golfe

O jogador de golfe mais audacioso do planeta enfrentou uma situação inacreditável: ele se preparou para a tacada inicial enquanto duas cobras, nada menos que pítons costeiras, travavam uma luta feroz bem ao seu lado. Esse cenário surreal aconteceu em Brisbane, na Austrália.

O golfista, totalmente focado no seu jogo, estava alheio ao drama da natureza acontecendo ao seu redor. As pítons costeiras, apesar de não possuírem presas ou veneno, são serpentes imponentes e podem ser bastante intimidantes.

Elas são conhecidas pelos seus cem dentes pequenos e afiados, capazes de criar pequenas lacerações como agulhas em suas vítimas. Essas serpentes utilizam uma técnica conhecida como contrição para subjugar suas presas, enrolando-se firmemente ao redor delas até que sucumbam.

Especialistas que viram o vídeo da cena impressionante sugerem que as duas cobras em batalha poderiam ser machos, envolvidos em uma disputa territorial ou talvez lutando pela atenção de uma cobra fêmea próxima.

Esse comportamento é comum durante a temporada de acasalamento, quando os machos se tornam mais agressivos e demonstrativos. A Austrália é conhecida por sua rica e diversificada fauna de répteis.

De acordo com informações do Grupo de Meio Ambiente e Patrimônio de Nova Gales do Sul, o país tem cerca de 140 espécies de cobras terrestres, um lembrete de que, na Austrália, encontros com a vida selvagem podem acontecer nos lugares mais inesperados – até mesmo em um campo de golfe.

Veja o vídeo com as cobras brigando

https://viralizou.net/wp-content/uploads/2023/12/Snapinsta.app_video_10000000_1733282113747961_5954258075996612514_n.mp4
(Fonte: Unilad)

VÍDEO: Cobra venenosa surge como ‘presente de Natal’ em árvore de família australiana

Uma cobra marrom, segunda espécie mais venenosa do mundo, foi encontrada por uma família debaixo da árvore de Natal na Austrália. A serpente oriental – e mortal – com cerca de 60 cm foi vista pelo filho de um casal perto dos presentes. O caso inusitado acontece em Hervey Bay.

“A criança alertou a mãe imediatamente, e, embora ela não tivesse certeza se a criança estava brincando, foi verificar”, contou o apanhador de cobras Drew Godfrey, do Hervey Bay Snake Catchers à Newsweek. “Assim que ela notou a cobra, ela nos ligou imediatamente”, disse ele.

O animal teria entrado na casa da família pelo vão inferior da porta. “Esta é a segunda cobra terrestre mais venenosa do planeta. É a espécie responsável pelo maior número de mortes na Austrália entre qualquer outra […] Se alguém, especialmente as crianças, pisar nela acidentalmente, então há uma grande probabilidade dela morder”, informou Godfrey.

Segundo o especialista, o país vive uma espécie de surto de invasões a casas e o fenômeno teria relação com o clima extremamente seco no país. O animal provavelmente estava apenas buscando água. Vemos um número maior do que o normal de répteis entrando em casas e outras áreas úmidas, como piscinas”, explicou.

Assista ao vídeo da captura da cobra

VÍDEO: Cobra devorando cobra impressiona moradores do MS

Encontrar uma cobra já é algo assustador para muita gente. Encontrar uma cobra devorando outra cobra, além de ser raro, pode ser mais aterrorizante ainda. Foi o que aconteceu em uma estrada vicinal na zona rural de Ribas do Rio Pardo, cidade que fica a 103 km de Campo Grande no Mato Grosso do Sul. 

Moradores locais gravaram o momento que mostra uma cobra coral se enrolando no corpo de outra serpente, com o objetivo de devorar a sua vítima. O vídeo foi divulgado no domingo (3) em um perfil do Instagram chamado ‘Ribas Ordinário’. 

Os comentários de quem viu o vídeo misturam surpresa, pavor e curiosidade. O comportamento da cobra predadora chamou atenção também. “Não sabia que a coral come outras cobras”, comentou uma internauta. 

Em entrevista ao Campo Grande News, o biólogo Bruno Carvalho esclareceu que tal comportamento é comum entre as cobras corais. 

— Corais frequentemente se alimentam de outras cobras — explicou. 

Além disso, o biólogo lembrou que é importante conhecer mais sobre tais serpentes. As corais não são agressivas, porém são uma das espécies com o veneno mais letal do Brasil. Trata-se um veneno neurotóxico que pode ser fatal para quem for picado. 

Veja o vídeo da cobra devorando cobra

https://viralizou.net/wp-content/uploads/2023/12/VIDEO-Cobra-devorando-cobra-impressiona-moradores-do-MS.mp4

O profissional também reforçou a necessidade de manejo cuidadoso dessas serpentes quando encontradas. Acidentes com cobras corais podem acontecer quando alguém pisa acidentalmente nelas ou tenta manuseá-las. 

A melhor coisa que se pode fazer ao se encontrar uma cobra coral é deixar que ela siga o seu caminho, sem tentar nenhum tipo de interação com o animal. Vale lembrar que as cobras corais verdadeiras são facilmente confundidas com as falsas corais, que são inofensivas. 

A diferenciação é feita pela disposição das cores em seus anéis: nas corais verdadeiras, os anéis vermelhos são sempre cercados por anéis pretos.

Sem tempo, irmão! Camaleão ‘entediado’ encara cobra mortal, que fica sem almoço

Um camaleão mostrou a que veio ao enfrentar uma cobra da espécie boomslang, altamente venenosa. O confronto foi registrado por turistas no Parque Nacional Krueger, na África do Sul.

O veneno da cobra boomslang é altamente tóxico. Apenas 0,0006 miligramas podem matar uma ave em poucos minutos. O veneno causa coagulação intravascular disseminada, levando as vítimas sangrarem até a morte. E os camaleões são presas frequentes desta espécie de cobra, que habita a África subsaariana.

“Inicialmente, a boomslang parecia ter encurralado o camaleão de pescoço abalado. Mas o camaleão decidiu que não tinha acabado e começou a revidar”, contou Brian Abrahamson, que gravou as imagens, ao site LatestSightings.com.

“O camaleão, surpreendentemente rápido e ágil, reagiu ferozmente, mordendo a parte inferior da cobra. Até mudou de cor, passando do verde limão para o verde escuro, talvez para confundir o predador.”

O camaleão não resistiu ao veneno da boomslang após ser picado várias vezes pelo réptil, mas a cobra não conseguiu almoçar. Ao perceber que era observada por uma águia, o animal deixou o local rapidamente.

Assista ao duelo entre a cobra e o camaleão: