A OMS (Organização Mundial da Saúde) reconhece os florais como terapia complementar desde a década de 1950. Eles atuam no organismo com o objetivo de cuidar especialmente de desequilíbrios emocionais, afetivos, psíquicos e comportamentais. Por isso, são utilizados em processos que envolvem dificuldade de aprendizado, medos, depressão, insegurança, instabilidade do humor, traumas, TOC, compulsões, carências emocionais, irritabilidade e outros.
O Brasil tem um dos maiores números de indivíduos ansiosos: são 18,6 milhões de brasileiros (cerca de 9,3% da população). A boa notícia é que as pessoas estão se cuidando cada vez mais. De acordo com o iCASM (Índice Instituto Cactus-Atlas de Saúde Mental), 11,9% dos brasileiros já realizam tratamentos alternativos e os florais estão entre os mais utilizados.
Como funcionam os florais?
Na prática, as essências florais são extraídas normalmente de plantas silvestres específicas. Cada uma delas pode ajudar a reequilibrar e reordenar um estado emocional e mental do ser humano. Então, uma vai cuidar do estado de medo, outra da ansiedade, outra do controle do apetite e assim por diante. Isso só é possível porque estudos mostram que flores e plantas silvestres têm configurações energéticas das ondas bioeletromagnéticas semelhantes a de um ser humano.
Por isso, ao fazer uso dos florais é possível equilibrar a vibração energética de uma emoção ou sentimento que está em desequilíbrio a partir de uma planta com frequência semelhante. Por isso, cada uma é indicada para um tratamento. Assim, quando uma pessoa ingere um floral, ela recebe um padrão de onda bioenergético que atua nas estruturas do seu próprio sistema nervoso.

“Nosso organismo possui as chamadas vibrações hertz, que são ondas sonoras geradas pelo próprio corpo a todas as influências que captamos, seja interna ou externamente. Um corpo em repouso, normalmente tem uma vibração entre 62 e 72 hertz. Conforme essa vibração sofre influências, ela aumenta ou diminui, impactando nos sentimentos e emoções e, consequentemente, no bem-estar”, explica Vivien Bonicelli, farmacêutica vibracional.
Se alguém sente uma tristeza muito profunda, por exemplo, a vibração que o corpo emite cai significativamente. “Por meio de um aparelho eu aplico a vibração em hertz que o corpo precisa e, assim, o floral atua levando a informação daquela vibração para o sistema nervoso, restaurando o equilíbrio das vibrações em desequilíbrio”, detalha Vivien.
Outro exemplo é quando a flor da planta tem um mesmo padrão de ondas bioeletromagnéticas encontrado no ser humano quando ele apresenta um estado de otimismo, confiança e perseverança. Então, a essência floral vai ser indicada para tratar os quadros de desânimo, pessimismo e falta de confiança.
A especialista conclui e explica ainda que quando uma pessoa ingere um produto com vibração energética como o floral, ela é distribuída por todo o corpo, mas fica armazenada em maior quantidade nos neurotransmissores que estão em desequilíbrio, aqueles responsáveis por um determinado sentimento para o qual aquele floral foi “programado”, equilibrando, assim, as vibrações.
5 florais para a saúde mental e emocional
1. Floral vibracional para “Irritabilidade e Impaciência”
Contém configurações vibracionais que diminuem as energias de irritabilidade e de impaciência.
2. Floral vibracional para “Anti-ansiedade”
Ajuda a desintoxicar e neutralizar energeticamente os agentes causadores da ansiedade, bem como diminuem a energia de ansiedade acumulada no dia a dia.
3. Floral vibracional para “Clareza Mental”
Estimula energeticamente o aumento de clareza mental para a pessoa, auxiliando na fluidez do raciocínio e liberando energias que podem bloquear essa clareza.
4. Floral vibracional para “Prosperidade”
Possui vibrações aplicadas para combater sentimentos de escassez, estimulando energias de riqueza, abundância e prosperidade.
5. Floral vibracional para “Redução de Doces”
Aqui a configuração vibracional trabalha para desintoxicar e neutralizar energeticamente a vontade de comer doces.
Também é indicado aliar o uso terapêutico dos florais com a prática de exercícios físicos, cuidados alimentares e a busca de uma rotina mais leve e positiva.
“Quando falamos de estado emocional é preciso alertar que, além de buscar ajuda de profissionais até mesmo para o uso de florais, o indivíduo precisa cuidar de uma série de gatilhos que estão desencadeando aquelas sentimentos e emoções. Isso impacta em vários pontos do organismo, inclusive hormonais. Por isso, os florais podem e devem ser aliados, mas como complementares ao tratamento da medicina tradicional”, conclui Vivien.