Intercâmbio à vista? veja 5 países com melhor custo-benefício

Austrália, África do Sul e Malta são ótimas opções de países para intercâmbio por real ser mais valorizado

Realizar um intercâmbio é o sonho de boa parte dos brasileiros. A experiência contribui para ampliar conhecimentos, pode abrir diversas portas e trazer novas oportunidades para a vida pessoal, acadêmica e profissional. E há plataformas de acesso e soluções para o ecossistema de educação do Brasil que oferecem financiamento para intercâmbio.

“As vantagens e benefícios de um intercâmbio não são segredo para ninguém. Seja para praticar outra língua ou mesmo vivenciar uma cultura diferente, ter essa bagagem no currículo faz toda a diferença na vida profissional”, explica Rafael Baddini, CPO do Pravaler Financiamento Estudantil.

Alguns fatores importantes devem ser levados em consideração no momento da contratação do financiamento para essa finalidade, pois os custos com uma viagem internacional podem variar a depender dos juros e da variação cambial da moeda do país de destino.

O executivo pontua que muitas pessoas tendem a desistir desse objetivo devido a este elevado investimento. “Fatores como a moeda de outra localidade e quão valorizado ou desvalorizado o Real é perante a ela, também são aspectos fundamentais de considerar”. 

Segundo Thiago Jorge, da TravelMate, agência de intercâmbio, mesmo em momentos de alta das moedas estrangeiras é possível fazer o intercâmbio, principalmente se o estudante tiver organização e cabeça aberta para, se necessário, fugir do óbvio e se abrir para outros destinos surpreendentes. O especialista destaca cinco países com custo-benefício interessante para brasileiros que desejam economizar.

5 países com bom custo-benefício para realizar um intercâmbio

Austrália

Oferece um ótimo custo-benefício para os viajantes e tem o inglês como língua nativa, o que facilita bastante a comunicação. Além disso, a Austrália conta com uma boa infraestrutura e um clima muito agradável, por ser relativamente parecido com o do Brasil e dispor de excelentes oportunidades de estudo.

Canadá

O país possui vantagens que o diferenciam de outros destinos, pois recebe uma variedade de pessoas com diferentes culturas. Devido a isso, o intercambista poderá entrar em contato e conhecer outros idiomas, especialmente o Inglês e o Francês, ambos muito praticados na região. No quesito educação e lazer, o Canadá tem uma infraestrutura admirável, ampliando ainda mais a experiência do viajante.

Nova Zelândia

Conhecida como a terra dos kiwis — nome que os habitantes locais ganharam em homenagem a um pássaro típico da região — o intercâmbio na Nova Zelândia fica ainda mais exuberante graças as suas belíssimas paisagens. O destino não é tão buscado pelos interessados, mas as possibilidades são imensas a partir do momento em que se está na região, que tem uma boa receptividade aos brasileiros, oportunidades de estudo e trabalho, além de ser um dos países mais seguros do mundo.  

África do Sul

Ainda se tem uma ideia de que a África é um continente que não vale a pena visitar durante o intercâmbio e isso não poderia estar mais longe da verdade, pois o destino tem muito a oferecer. Por lá é possível estudar e fazer programa de voluntariado e experimentar uma imersão cultural, belezas naturais e uma ótima receptividade.

Malta

É um dos destinos mais subestimados pelos intercambistas brasileiros por ter como moeda oficial o Euro, uma desvantagem em relação ao Real. Apesar disso, possui um custo de vida menor que outros países de língua inglesa da Europa (inclusive o investimento nos cursos). O clima lá também é bastante atrativo favorecendo até mesmo a ida às praias do país. Outras vantagens para se deslocar até Malta é a gastronomia que é influenciada pela Itália, a facilidade de conhecer outros países do continente e, o melhor, não há necessidade de visto para entrar!

Publicado por Luciana Pereira

Escreve sobre celebridades e entretenimento