Você conhece todos os benefícios de um simples suco de beterraba? Pois o suco de beterraba contém antioxidantes, eletrólitos e outros compostos que podem ajudar a manter a saúde do coração e do cérebro, entre outros benefícios.
A beterraba é uma raiz bulbosa e doce que a maioria das pessoas ama ou odeia. Não é novidade no mercado, mas alcançou o status de superalimento na última década. Alguns estudos mostram que beber suco de beterraba, ou comer a beterraba, pode beneficiar sua saúde.
Acompanhe nesse texto os 7 benefícios de beber o suco de beterraba.
Pode ajudar a reduzir a pressão arterial
O suco de beterraba pode ajudar a reduzir a pressão arterial. Um estudo observou que o nitrato do suco de beterraba reduziu a pressão arterial sistólica em adultos com hipertensão.
Os nitratos são compostos do suco de beterraba que se convertem em óxido nítrico no sangue e ajudam a dilatar e relaxar os vasos sanguíneos.
Suco de beterraba pode melhorar a resistência ao exercício
Beber suco de beterraba pode aumentar os níveis plasmáticos de nitrato e melhorar o desempenho físico. Uma pesquisa de 2017 determinou que o consumo prolongado de suco de beterraba (mais de 5 a 6 dias) pode ter os seguintes benefícios:
- aumenta o desempenho físico
- aumenta a quantidade de tempo para atingir a exaustão
- melhora o desempenho cardiorrespiratório
No entanto, os pesquisadores também observaram que combinar suco de beterraba com cafeína pode reduzir os benefícios, embora sejam necessárias mais pesquisas.

Melhorar a força muscular em pessoas com insuficiência cardíaca
Os resultados de um estudo de 2016 sugerem que consumir 70 ml (um terço de xícara) de suco de beterraba diariamente durante uma semana pode melhorar a tolerância ao exercício em idosos com insuficiência cardíaca. Os pesquisadores observaram que a resistência ao exercício aeróbico dos participantes melhorou 24%.
Pode ajudar a manter um peso saudável
O suco puro de beterraba tem poucas calorias e praticamente não contém gordura. É uma ótima opção para o seu smoothie matinal . Ao começar o dia, você terá um aumento de nutrientes e energia. Porém é um suco rico em açúcares naturais, e quem tem restrição de açúcar deve tomar cuidado.
Suco de beterraba ajuda a reduzir o risco de câncer
A beterraba obtém sua cor roxa através das betalaínas, que são antioxidantes solúveis em água. Também contém outros flavonóides e compostos polifenólicos, que podem ter propriedades antioxidantes e antiinflamatórias.
Essas betalaínas e outros antioxidantes podem ajudar a encontrar e destruir radicais livres ou moléculas instáveis no corpo, que, em grande número, podem promover inflamação e aumentar o risco de câncer.

Boa fonte de potássio
A beterraba é uma boa fonte de potássio, um mineral e eletrólito que ajuda os nervos e os músculos a funcionarem adequadamente. Beber suco de beterraba com moderação pode ajudar a manter os níveis de potássio ideais.
Se os níveis de potássio ficarem muito baixos , podem ocorrer fadiga, fraqueza e cãibras musculares. Um nível muito baixo de potássio pode levar a ritmos cardíacos anormais potencialmente fatais .Ter níveis de potássio muito altos pode resultar em sintomas semelhantes e ser fatal.
Pessoas com doença renal crônica e doença renal em estágio terminal podem precisar seguir uma dieta pobre em potássio, portanto consulte um profissional de saúde antes de consumir suco de beterraba regularmente.
Ajuda a reduzir o colesterol
Se você tem colesterol alto , considere adicionar suco de beterraba à sua dieta. A betanina do suco de beterraba pode ajudar a reduzir o LDL, ou colesterol “ruim”. Uma pesquisa de 2020 observou que o suco de beterraba pode ter um efeito benéfico tanto no LDL quanto no HDL, ou colesterol “bom” , de acordo com vários estudos citados.
Os pesquisadores acreditam que o potencial de redução do colesterol da beterraba provavelmente se deve aos seus fitonutrientes, como os flavonóides.