7 curiosidades incríveis sobre as profundezas dos Oceanos

Os oceanos sempre despertaram a curiosidade dos seres humanos. Essa misteriosa extensão de água que cobre a maior parte do nosso planeta esconde muitos segredos e maravilhas que continuam a fascinar cientistas e pessoas comuns. 

O Viralizou listou incríveis curiosidades sobre as profundezas dos oceanos que talvez você não conheça.

1. A Fossa das Marianas: o ponto mais profundo

A fossa das Marianas é o lugar mais profundo do oceano, com quase 11 km de profundidade. A fossa das Marianas poderia ser preenchida por mais de 6 mil pessoas empilhadas. Além disso, você sabia que existem buracos negros oceânicos? São áreas do mar perigosas que puxam qualquer coisa lá para o fundo. 

Fossa das Marianas, no Pacífico, o local mais profundo dos oceanos. Crédito Freepik
Foto: Freepik

2. Vulcões Subaquáticos Ativos

Surpreendentemente, existem mais vulcões ativos no fundo do mar do que na superfície terrestre, revelando um mundo fervilhante e dinâmico sob as ondas.

3. Naufrágios Profundos

O navio americano destróier é conhecido por ter naufragado no ponto mais profundo do oceano, a uma profundidade impressionante de aproximadamente 6.200 metros.

4. Não conhecemos quase nada dos oceanos

Apenas 5% dos oceanos foram explorados pelo ser humano, o que significa que a maior parte do mundo subaquático permanece um mistério. Estima-se que existam cerca de 220 mil espécies marinhas conhecidas. No entanto, o número de espécies desconhecidas pode ser até dez vezes maior, chegando a dois milhões.

5. O verdadeiro pulmão do mundo

Os oceanos são cruciais para a vida na Terra, produzindo a maior parte do oxigênio que respiramos. Ao mesmo tempo que o oceano pode ser um vetor para doenças como hepatite e esquistossomose, especialmente em áreas poluídas por lixo e fezes humanas.

6. Nem tudo é mar azul

Nem todos os mares são azuis. Existem corpos de água como o Mar Negro e o Mar Vermelho, que têm cores distintas devido a fatores ambientais e biológicos.

7. Ilhas de Lixo

Duas enormes ilhas de lixo foram identificadas no Oceano Pacífico, cada uma com o dobro do tamanho dos Estados Unidos, destacando a crise da poluição marinha.

Publicado por Redação Viralizou

Escreve sobre celebridades e entretenimento