Cada dia mais a vida da maioria das pessoas vem se tornando complexa, atarefada e complicada. É bastante comum ouvir queixas do peso que se carrega com todas as funções, notícias, problemas e outras situações que envolvem uma rotina. São tantas coisas para se lembrar e fazer que você acaba se sentindo como se tivesse corrido uma maratona ainda no meio da manhã.
A parte mais complicada de tudo isso é que, muitas vezes, você se torna tão ocupado tentando atender às necessidades de todos que acaba se esquecendo da sua própria parte do tempo. Isso acaba diminuindo consideravelmente o tempo para o que é realmente importante como, por exemplo, passar momentos com as pessoas que você ama ou organizar um fim de semana muito merecido fazendo algo que você gosta.
Talvez se algumas coisas fossem mais simples, seria mais fácil se sentir mais leve e ser capaz de aproveitar mais a vida. Mas como simplificar as coisas? Como se pode simplificar a vida? Separamos algumas dicas simples, mas eficazes, para você conseguir colocar a simplicidade em prática. Você pode começar hoje mesmo a viver uma vida mais simples, tudo que você tem a fazer é ler nosso post e colocá-las em ação, uma de cada vez. Confira!
1- Aprenda o poder do não
A nossa primeira reação quando alguém faz um convite para um evento ou pede ajuda para algo, é instintivamente dizer sim. No entanto, quando você sempre diz sim, pode acabar indo e ficar sobrecarregado e exausto por apenas tentar agradar a todos ou participar de tudo.
Para que isso não ocorra, você deve aprender o poder do “não”. Não há problema algum você se colocar em primeiro lugar. Antes de mais nada pergunte a si mesmo se você quer ou precisa fazer o que está sendo pedido e convidado ou se você apenas está se sentindo obrigado a dizer sim.
Também, pense em como isto se encaixa com os seus outros compromissos e planos do dia ou da semana. Reduzir a quantidade de obrigações reduz a sua carga. Assim, você terá menos coisas para lembrar e menos coisas para fazer, simplificando um pouco mais a sua vida.
2- Tente fazer menos
Saiba como escolher o que é realmente importante e deixe o excesso de atividades desnecessárias de lado. O excesso de atividades desnecessárias é o que acaba preenchendo grande parte dos nossos dias, mas acaba não sendo significativo para as nossas vidas. Algumas ações como, por exemplo, olhar a todo instante o Instagram, o Whatsapp e o TikTok, faz com que se perca horas preciosas do dia.
Caso você não tenha certeza do que é importante, imagine que você deve que terminar o seu trabalho na hora do almoço todos os dias ou que você tem que ler um livro da hora que deita até a hora de dormir. Isso mesmo, finja que você tem um tempo limitado e comece ver o mundo a partir dessa perspectiva.
Pessoas que têm um sério problema de saúde, por exemplo, muitas vezes têm a certeza de que isso lhes dá uma grande clareza sobre a vida. Assim, elas possuem a capacidade de descobrir o que é importante e passam a se dedicar ao que realmente importa.
3- Conheça seus pontos fortes
Reserve um tempo para conhecer e estabelecer seus pontos fortes. Depois disso, trabalhe para usá-los constantemente. Você pode fazer a identificação de seus pontos fortes pensando sobre as tarefas que você costuma fazer bem. Talvez seu ponto forte seja ajudar as pessoas a resolver seus problemas ou talvez você seja bom com detalhes ou culinária.
O importante é não cair na armadilha de pensar que seus pontos fortes são somente aquelas coisas que as outras pessoas pensam e falam que você faz bem e é bom. A dica aqui é se concentrar verdadeiramente no que você gosta de fazer e que você faz bem, trazendo um resultados positivos para os outros e para o mundo ao seu redor.
4- Saiba o que você realmente deseja
Reflita sobre o que você quer da vida, qual o seu objetivo e trabalhe nessa direção. Qualquer outra coisa que não esteja neste caminho, contribuindo para a realização desse desejo, pode ser eliminada ou reduzida, pois, para você no momento não é importante.
Para saber o seu objetivo, procure visualizar a vida que você quer viver e trabalhe, um dia de cada vez, para torná-la uma realidade. Você não precisa trabalhar para alcançar tudo o que quer de uma única vez, somente estabeleça qual o seu objetivo principal no momento e coloque seu foco nisto.
Após ter sua prioridade sob controle, comece a trabalhar na próxima da lista. Você verá que à medida que atinge suas metas, você também ganha um sentimento de realização e satisfação, tornando a vida um pouco mais leve.
5- Utilize um fator de simplificação
Quando você possui uma tarefa ou projeto que precisa ser realizado, primeiramente, pergunte a si mesmo: “Qual é a forma mais simples de fazer isso e alcançar o resultado que eu preciso?” Mantenha sempre o foco nos resultados e você vai perceber o quanto mais eficiente a vida pode ser.
6- Entenda a diferença entre preocupação e interesse
Preocupação e interesse podem soar como coisas bem parecidas, mas não são. Uma pessoa quando preocupada investe muito tempo se ocupando com algo que pode ou não acontecer e, ainda, não faz nada para mudar a situação. Já a pessoa interessada, por outro lado, reflete sobre as opções e possibilidades e elabora um plano lógico para dar o próximo passo.
Quando você está interessado em algo, você está inquieto sobre o que poderá acontecer, porém, se planeja e determina suas ações. Isso é muito importante, pois assim, não perde tempo e energia somente se preocupando, você está focado em dar o próximo passo.
7- Se concentre no agora, mas planeje o futuro
Várias complicações da vida podem ser frutos de possibilidades futuras ou situações que podem acontecer. Às vezes podem ser desagradáveis outras nos pegam de surpresa. A vida será muito mais simples se você deixar seu futuro segurado e se concentrar no agora.
É maravilhoso fazer planos para o futuro, mas sem sentir estresse ou medo. A melhor maneira de garantir um futuro tranquilo, seguro e longe de imprevistos é planejando a sua vida. Assim, você pode fazer o que precisa ser feito hoje, sabendo o que deve ser feito amanhã.