Se você tem redes sociais, acompanha futebol ou simplesmente existe no Brasil em julho de 2024 você já ouviu o hit “A Barreira vai virar baile”, do funkeiro MC Darlan. A música explodiu em todo o País por conta da torcida do Vasco da Gama, clube carioca da Série A do Brasileirão.
A música foi composta em homenagem ao jogador Philippe Coutinho, formado na base do Vasco, com carreira na Europa, seleção brasileira, e que agora retorna à São Januário como reforço para o Brasileirão, numa das principais contratações da temporada.
O hit explodiu no dia da vitória do Vasco sobre o Corinthians no estádio vascaíno por 2 a 0. No dia seguinte, com a apresentação de Coutinho à imprensa, o próprio presidente do clube Pedrinho fez questão de “dar o play” em “A Barreira vai virar Baile” antes de começar a cerimônia.
A música ganhou o Brasil, o mundo, os perfis de celebridades, da imprensa, dos filhos de Philippe Coutinho, da Fifa e, claro, da torcida. Mas, como surgiu esse funk e quem é MC Darlan?
Bom, a ideia surgiu do torcedor mirim Miguel Misso, uma figura conhecida da torcida vascaína. A criança, conhecida como Blogueirinho Vascaíno, pediu para o irmão Lucas escrever uma letra, e com ela pronta, ambos foram à caça de MC Darlan – que já havia feito outras músicas em homenagem ao Gigante da Colina – para gravar “A Barreira vai virar baile”.
“Eu enchi o saco do meu irmão para ele escrever uma música. Ele fez essa, mandou para o MC Darlan e ele quis gravar na hora”, contou o menino ao Uol.
Lucas conta que a ideia da música era só fazer um agrado ao irmão mais novo, muito entusiasmado pela chegada do Cria – apelido dado ao Coutinho, e que, claro, a repercussão foi uma surpresa, mas tamanha que o jovem blogueirinho e sua dupla na música neste sábado (13), durante a apresentação oficial do jogador à torcida, para cantarem e conduzirem a massa vascaína em São Januário.
Em entrevista ao SBT, MC Darlan afirmou que “A Barreira vai virar baile” foi inspirada em outro funk, de nome “Se quer cair com popô”, do MC Rodrigo do CN, que é flamenguista, aliás.
O que é a Barreira do Vasco, fonte de “A Barreira vai virar baile”
A Barreira do Vasco é uma localidade ao lado do estádio de São Januário, no bairro São Cristóvão, no Rio de Janeiro. A comunidade é palco de concentração de torcedores antes, durante e depois dos jogos do clube em casa.

Durante a campanha do time na Série B de 2002, a Barreira do Vasco ganhou notoriedade nacional, com uma série de cânticos entoados pelas organizadas, como “Na Barreira eu vou festejar e cantar outra vez…”, diz o trecho de uma delas.
“A Barreira vai virar baile” é para quem?
Bom, a letra de “A Barreira vai virar baile” é uma homenagem ao meia Philippe Coutinho, cria da base do Vasco e que volta ao clube anos depois de percorrer a Europa. A música fala que em dia de jogo é dia de ir pra Barreira, de Caldeirão lotado e que o Payet (meia francês que também joga no Vasco), avisou que o Coutinho tá vindo aí “querendo demais”.
Outra referência na letra, já bem famosa também pela torcida é o “mais três pontinhos na conta do pai”, quase um bordão do Blogueirinho da Colina nas redes sociais toda vez que o Vasco vence.
Confira a letra de “A Barreira vai virar baile”
Se tem jogo do Vascão, pra Barreira logo eu vou
Vai ferver o Caldeirão, os ingressos já “esgotou”
Com o Pirata é tiro certo, foi o Payet quem falou
Que o cria tá vindo aí, o Pedrinho já confirmou
Que o Coutinho voltou querendo demais
Anota mais três pontinhos na conta do pai
A Barreira vai virar baile
Quem é MC Darlan, de “A Barreira vai virar baile”
MC Darlan é um funkeiro carioca extremamente ligado ao Vasco da Gama. Ele já emplacou outros hits entoados pela torcida vascaína nas arquibancadas, como Nasci Para te Seguir, em parceria com a cantora Lexa, e Tropa do Vovô, em homenagem ao meia Nenê, quem em 2022 jogou pelo cruz-maltino.
MC Darlan tem 24 mil inscritos no seu canal do Youtube, além de 104 mil seguidores no Instagram. Apesar de “A Barreira vai virar baile” ter sido executada “apenas” 375 mil vezes em sete dias, várias versões dela estão espalhadas pelas redes sociais, inclusive com clipes nas páginas oficiais do Vasco e até da Fifa, que fez um vídeo curto sobre Coutinho com a trilha sonora do momento.
Nas suas redes sociais, Darlan se mostrou impressionado com o sucesso do hit de 2024:
“Deus, aqui é o seu filho. Aquele mesmo que sempre reclamou de tudo, que pensou em desistir inúmeras vezes (…). Hoje, eu venho te agradecer por tudo que estou vivendo nesses dias. Para muitos é uma besteira, mas pra mim é simplesmente surreal isso tudo. Você dormir, acordar com telefone cheio de mensagens de amigos, fãs, dizendo : ‘Darlan, tocou aqui na rádio’, ‘Darlan, passou agora na TV’, ‘Darlan, passei na rua e ouvi o cara cantando'”, escreveu o funkeiro no Instagram.
Confira “A Barreira vai virar baile”