O youtuber Brino se envolveu em uma polêmica recentemente e usou suas redes sociais nesta quarta-feira (25) para fazer um pronunciamento. Ele foi acusado pelo apresentador Ben Mendes de fazer “reacts” dos seus vídeos e não repassar parte dos lucros da monetização.
Veja mais no Viralizou:
- Quem é Sofia Miranda, a repórter que faz todo mundo rir
- Conheça Paloma Ritter, a atriz da propaganda da Betano
- Quem é Gabriela Ribeiro, jornalista que fez técnico do Palmeiras chorar
Ben Mendes é advogado e apresenta o Ronda do Consumidor, um quadro no seu canal o Ben Mendes TV. Nos seus vídeos, o repórter recebe denúncias, investiga, ouve as partes envolvidas e documenta os acontecimentos em disputas que não puderam ser solucionadas pelos meios tradicionais, como o Procon, por exemplo.
O quadro ganhou tamanha repercussão que foi incorporado ao programa Tá Na Hora, do SBT. Além disso, seus vídeos somam milhões de visualizações no YouTube, além de cortes. O canal de Ben soma mais de 1,79 milhão de inscritos.
Ben Mendes exige que Brino divida repasse um percentual dos lucros da monetização dos reacts que faz – e fez – com os vídeos da Ronda do Consumidor, por conta de direitos autorais. Ele alega que, além de BruninZor (Como Brino também é conhecido) se apropriar do conteúdo alheio sem autorização como um modelo de negócio, ainda faz o canal original perder relevância.
Ben Mendes alega que tem falado com os advogados do youtuber, mas sem solução para o caso. Ele ainda promete ir à Justiça e chegou a chamar Brino de parasita, além de outras acusações.
Brino se pronuncia, cita “parasita”, mas muda de assunto
Em um vídeo publicado em suas redes sociais na quarta (25), Brino diz fazer um “pronunciamento”. Claro que todos os seus seguidores e o público por dentro da treta entre ele e Ben esperavam algo contundente em relação às acusações citadas acima.
Porém, Brino começou o vídeo de uma forma, mas conduziu a sequência de outra. “Parasita. Acho que eu mais ouvi essa semana. E as pessoas falam: ‘Bruno, você precisa se posicionar. Você é uma pessoa pública. Agora você precisa falar quando as coisas acontecem. Você precisa falar sobre isso. Contar a sua verdade”.
Em seguida ele fala que pensou muito sobre fazer o vídeo e se questiona: “Eu preciso me posicionar?”
Ele segue fazendo uma referência ao parasita, que precisa de sangue para sobreviver. Que pode até sugar, mas “às vezes é importante também compartilhar”.
Por fim, ele diz que as pessoas esperavam dele um pronunciamento sobre “algo” (sem dizer o quê) e, em seguida começa a abordar o Junho Vermelho, campanha de conscientização para a doação de sangue.
Brino – ou BruninZor – tem cerca de 6,3 milhões de inscritos no YouTube e 7,4 milhões de seguidores no Instagram.
Até o momento, não houve uma resposta pública de Brino, além deste post, que você confere abaixo:
Ver essa foto no Instagram