O ano de 2024 foi marcado por trends que uniram diversão e nostalgia nas redes sociais. Confira algumas das maiores trends que definiram o ano e os detalhes por trás de cada uma delas:
Asoka Makeup
No topo do ranking, a trend indiana “Asoka Makeup” conquistou o título de mais pesquisada. A febre começou em maio, embalada pela música “San Sanana”, da cantora Akla Yagnik, e inspirada no drama épico “Asoka” (2001). Influenciadoras e criadoras de conteúdo de diversos países entraram na onda, criando tutoriais de maquiagem enquanto dublavam e executavam movimentos tradicionais da cultura indiana em frente às câmeras.
Casca de Bala
Impossível você não ter visto essa trend! Inspirada pelo hit “Casca de Bala”, de Thullio Milionário, a tendência tomou conta do TikTok e Instagram, sendo usada para celebrar amizades inseparáveis. O termo significa “unha e carne”.
Vários internautas publicaram vídeos e fotos com seus amigos, mostrando o que significa ser “casca de bala” – aquele que está sempre presente, não importa a situação. A música, que alcançou o Top Viral no Spotify, deu novo significado a um termo já popular no nordeste brasileiro, transformando-o em símbolo de união e diversão.
Dança “Apple”
Essa trend foi forte com a Geração Z! A coreografia simples e cativante criada por uma fã da música “Apple”, de Charli xcx, bombou no TikTok. O famoso “brat summer”, movimento estético inspirado no álbum “brat” da cantora britânica dominou as redes internacionais e o Brasil não ficou de fora.
A dança foi amplamente replicada, celebrando o estilo descontraído e engraçado, tornando-se um hit especialmente entre a geração Z. O sucesso foi tanto que várias celebridades, como a própria Charli e Troye Sivan e Addison Rae entraram na brincadeira.
Wait! They Don’t Love Me Like I Love You
Baseada na música “Maps” do Yeah Yeah Yeahs, essa trend viralizou pelo humor reflexivo. A graça está em usar a frase “Wait, they don’t love me like I love you” (Espera, eles não me amam como eu amo eles) para situações cotidianas exageradas, como um objeto perdido ou uma memória nostálgica.
Na trend, a pessoa que está sendo gravada faz sinal de “pare” quando a parte “Wait” é cantada. No restante da frase, a pessoa dança mexendo o quadril, numa dança engraçada.
Unwritten
A música “Unwritten”, de Natasha Bedingfield, ressurgiu em 2024 por conta do sucesso do filme “Todos Menos Você”, estrelado por Sydney Sweeney e Glenn Powell, que a incluiu na cena principal do filme.
No TikTok, a trend foi usada para criar vídeos inspiradores, celebrando grandes conquistas e momentos de superação pessoal.