Toda a diversão proporcionada pelo sol e pelo verão traz desafios aos cabelos. A exposição prolongada aos raios solares, a água salgada do mar, o cloro da piscina e o vento podem causar danos significativos, provocando alterações na textura e na aparência dos cabelos, tais como ressecamento, pontas duplas, quebra e queda dos fios.
Emitidos pelo sol, os raios ultravioletas (UV) são uma forma de radiação eletromagnética que acelera a oxidação das substâncias protetoras que compõem o fio capilar. A médica Thaila Farias, da área de Dermatologia da rede AmorSaúde, alerta que o sol é um agente de envelhecimento não apenas para a pele, mas também para o cabelo, podendo causar envelhecimento precoce e danos aos fios desprotegidos.
Apesar da deliciosa sensação de se refrescar em um mergulho, a água salgada do mar e o cloro utilizado nas piscinas podem representar ameaças aos cabelos desprotegidos. A médica Isabela Bastos também explica que os componentes presentes na água do mar, como o cloreto de sódio e outros minerais, interagem com os fios, resultando em frizz e ressecamento.
“Além disso, o sal presente na água do mar retira a água do interior dos fios, tornando-os mais secos. “A absorção de água da piscina pelas células de queratina que compõem o cabelo abre as cutículas capilares, permitindo que o cloro penetre nos fios e cause opacidade, além de deixá-los mais quebradiços”, alerta a profissional.
Mas, calma. É possível aproveitar o finzinho do verão sem comprometer a saúde e a beleza dos seus cabelos. Para garantir que os fios capilares permaneçam saudáveis e radiantes durante toda a estação – e também no restante do ano –, as profissionais consultadas dão cinco dicas simples para você colocar em prática hoje mesmo.
5 dicas para ter um cabelo incrível na estação mais quente do ano

1. Proteção solar capilar: um escudo contra os raios UV
Assim como a pele, os cabelos também precisam de proteção contra os raios UV prejudiciais. “Embora muita gente não saiba, há protetores solares específicos para cabelos, uma forma de proteger os dos malefícios que o sol pode ocasionar”, ensina Thaila. Por isso, opte por produtos capilares com proteção solar, como sprays, condicionadores e leave-ins, para criar uma barreira contra os efeitos nocivos do sol. Além disso, use chapéus ou lenços estilosos para proporcionar uma camada extra de proteção aos fios.
2. Cuidado antes e depois de cada mergulho
A exposição à água do mar e ao cloro da piscina pode retirar a umidade natural dos cabelos, deixando-os ressecados e quebradiços. Assim, a dica é hidratar os fios regularmente com máscaras capilares, óleos e condicionadores.
“É imprescindível o uso de hidratação intensa antes do banho de mar, por isso, molhe o cabelo e aplique leave-in. Além disso, logo após cada mergulho, é preciso tomar um banho de água doce para minimizar os efeitos da água salgada no cabelo”, orienta Isabela. Os mesmos cuidados são indicados para o banho de piscina, sobretudo a chuveirada, pois contribui para remover os resíduos cloro, ajudando a prevenir danos a longo prazo e a manter a saúde dos fios. “Recomendo não usar shampoo com sulfato para não retirar toda proteção do cabelo”, complementa Isabela,
3. Penteados protetores: estilo com cuidado
Adote penteados que protejam os cabelos do vento, a exemplo de tranças, coques e rabos de cavalo. Esses estilos não apenas mantém os fios no lugar, mas também evitam o atrito excessivo, reduzindo a chance de danos causados pelo vento, como ressecamento, embaraçamento, nós, perda de brilho e quebra.
4. Evite o calor adicional: diminua o uso de ferramentas térmicas
O calor do verão já é suficiente, portanto, minimize o uso de secadores, chapinhas e modeladores térmicos e deixe os cabelos secarem naturalmente sempre que possível para evitar danos causados pelo calor excessivo.
“Caso seja imprescindível o uso de fontes térmicas, que trazem malefícios aos cabelos, o ideal é sempre utilizar antes um protetor térmico para evitar que o cabelo fique quebradiço ou que queime o fio”, fala Thaila, que indica o uso de um óleo para finalização do cabelo para dar aquela hidratada no fio, evitando assim que não ocorra um problema maior no futuro, como a quebra.
5. Alimentação saudável: nutrição de dentro para fora
Uma dieta equilibrada contribui significativamente para a saúde dos cabelos. Por isso, consuma alimentos ricos em vitaminas A, C, E, biotina e ácidos graxos ômega-3 para promover o crescimento capilar e manter a vitalidade dos fios. “
A alimentação rica em nutrientes é imprescindível para manter o cabelo bem nutrido. Consumir frutas, leguminosas e proteínas é fundamental, assim como fugir de alimentos que não tenham uma composição saudável, a exemplo de fast food”, aconselha Isabela.
Diversos alimentos são ricos em nutrientes que ajudam a manter a saúde dos fios, como explica a médica Thaila, que atende em todo o Brasil por meio da telemedicina. “O ovo, por ter vitamina A, ajuda a inibir a queda capilar e a produção de sebo, evitando que o fio fique oleoso, já as amêndoas são ricas em complexo B, estimulando o crescimento capilar.
A aveia contribui para o fortalecimento do cabelo, evitando assim a quebra e a queda. A banana, por ter magnésio, deixa o fio mais saudável. O salmão tem ômega 3 e ômega 6, estimulando o crescimento do cabelo nos nutrientes do fio”, explica a médica, citando também morango e abacate, ricos em vitamina C e E, respectivamente, ambas com ação antioxidante.