O cacau é um alimento tipicamente brasileiro, conhecido por sua crocância, sabor e versatilidade, mas principalmente por dar origem ao famoso e irresistível chocolate, afinal, não há como pensar em um, sem lembrar do outro, certo?
Por si só, o fruto já possui benefícios nutricionais variados, como vitaminas (A e B) e minerais importantes para a saúde, como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, cobre e potássio.
Mas, com o passar dos anos, o que antes, era triturado e servido apenas como bebida, hoje, tornou-se cativante, conquistando os corações e paladares nos mais diversos territórios, e passando a compor opções de receitas que incluem o alimento ao leite, amargo, meio amargo e branco.
O encanto é tamanho que o cacau ganhou um dia para chamar de seu: 26 de março é comemorado o Dia do Cacau. E para celebrar o surgimento desse alimento tão especial e sua conexão deliciosa com o chocolate, veja as principais dúvidas sobre os alimentos.
Veja 7 curiosidades sobre o chocolate e o cacau
- Chocolate faz bem para a saúde?
O chocolate, especialmente o amargo, com alto teor de cacau, contém antioxidantes e pode ter benefícios para a saúde cardiovascular. No entanto, seu consumo deve ser feito com moderação como parte de uma dieta equilibrada, já que consumir grandes quantidades de chocolate com alto teor de açúcar e gordura pode ser prejudicial para a saúde.
- Como saber se um chocolate me agradará?
O teor de cacau é um fator-chave para determinar o sabor e a intensidade. Quanto mais alto o teor, mais acentuado será o sabor. Os chocolates também podem conter outros ingredientes como nozes, frutas secas, especiarias e até mesmo ingredientes adicionais, criando sabores únicos.
Mais do que teor de cacau, a composição de cada tipo varia em açúcar, leite e outros ingredientes. A opção ao leite, por exemplo, pode levar leite em pó ou condensado, enquanto o meio amargo possui um teor de cacau mais elevado e menos açúcar.
Já o amargo, possui ainda mais cacau e ainda menos açúcar. Diferentemente dos demais, o chocolate branco não é feito a partir dos grãos, mas sim da manteiga de cacau.
- Quem tem intolerância ao glúten pode consumir?
O cacau é produzido a partir das sementes do próprio fruto, que é naturalmente livre de glúten, e é um dos ingredientes dos encontrados nos mercados.
No entanto, para ter a garantia de que não foi adicionado nenhum produto com glúten na fórmula de biscoitos, barras ou outros alimentos feitos a partir do cacau, é necessário verificar se o rótulo do produto traz a inscrição “sem glúten” ou “glúten free”.
Pessoas com intolerância não devem arriscar consumir o produto se não houver esta informação no rótulo.

- O branco é igual a todos os outros?
O chocolate branco não contém massa de cacau, que é o componente que dá ao chocolate suas propriedades características. Em vez disso, é feito de manteiga de cacau, leite e açúcar, e tem sabor e composição diferentes dos tradicionais.
- Causa acne?
Não há evidências sólidas que comprovem que o chocolate cause acne. No entanto, algumas pessoas podem ser sensíveis ao consumo excessivo de açúcar, que pode influenciar a saúde da pele.
- Qual a melhor opção saudável?
Essas opções podem ser úteis para quem está buscando opções de chocolates mais saudáveis, tais como:
Amargo com Alto Teor de Cacau: O chocolate amargo, com teor de cacau acima de 70%, geralmente contém menos açúcar e mais antioxidantes naturais do cacau. Isso pode contribuir para um sabor mais intenso e menos dulçor.
Porções Controladas: Optar por chocolates em pequenas porções pré-determinadas pode ajudar a controlar a ingestão calórica e evitar excessos.
Vegano: Não contêm leite na sua composição, por isto não contém a lactose.
- Por que o chocolate promove um efeito calmante?
Muitas pessoas relatam que o chocolate promove efeito calmante. Isso pode estar relacionado à presença de compostos, como a teobromina e o triptofano. A teobromina é um estimulante suave que pode ter efeitos relaxantes no corpo, sem causar a mesma agitação que a cafeína.
O triptofano é um aminoácido precursor da serotonina, um neurotransmissor associado ao humor e ao relaxamento.
Além disso, o ato de consumir também pode desencadear sentimentos de conforto e prazer devido à liberação de dopamina, o neurotransmissor associado à sensação de recompensa. A combinação desses fatores pode contribuir para a percepção de que o chocolate tem propriedades calmantes.
No entanto, é importante notar que os efeitos podem variar de pessoa para pessoa, e o efeito calmante também pode ser influenciado por fatores psicológicos e emocionais.