A Lua de Sangue viralizou! Foi um dos temais mais comentados nesta quinta-feira (13). O fenômeno aconetece na madrugada desta quinta-feira (13) e manhã de sexta-feira (14). O primeiro eclipse total da Lua em 2025 vai poder ser acompanhado no Brasil inteiro.
Acompanhe ao vivo a Lua de Sangue
Como acontece a Lua de Sangue?
Para um eclipse lunar total ocorrer, o Sol, a Terra e a Lua precisam estar alinhados, com a Terra posicionada entre o Sol e a Lua. Dessa forma, a Lua passa pela sombra projetada pela Terra.
Quando será o primeiro eclipse lunar de 2025?
O eclipse lunar total de março de 2025 será visível na madrugada do dia 14 de março (sexta-feira). O pico do eclipse total ocorrerá às 3h58 da manhã (horário de Brasília).
O que é Lua de Sangue?
O eclipse lunar total é conhecido como “Lua de Sangue” porque, durante a totalidade, a Lua adquire uma coloração avermelhada devido à refração da luz solar pela atmosfera terrestre, que filtra a maior parte das cores, deixando passar tons vermelhos.
Você sabe o que é umbra e penumbra?
A umbra é a parte mais escura da sombra da Terra, que não recebe nenhuma luz solar direta. A penumbra é a parte mais clara da sombra, que ainda recebe alguma luminosidade do Sol.
A sequência das fases de um eclipse lunar total é: entrada na penumbra (eclipse penumbral), entrada na umbra (eclipse parcial), totalidade (eclipse total), saída da umbra (retorno ao eclipse parcial) e saída da penumbra (fim do eclipse).
Como a NASA chama a Lua de Sangue?
O nome técnico dado pela NASA ao fenômeno que causa a coloração avermelhada da Lua é Dispersão de Rayleigh.
Quanto mais poeira ou nuvens houver na atmosfera da Terra durante o eclipse, mais vermelha a Lua poderá parecer, segundo a NASA.
Como observar e acompanhar o eclipse lunar?
Não é necessário nenhum equipamento especial para observar o eclipse lunar total a olho nu. No entanto, o uso de binóculos ou um telescópio pode melhorar a visão e a intensidade da cor vermelha.
Além do Brasil, o eclipse lunar total de março de 2025 será visível em toda a América do Norte, América Central e América do Sul.
O Observatório Nacional fará uma transmissão ao vivo do eclipse lunar total no dia 14 de março, a partir das 0h30 (horário de Brasília), em seu canal no YouTube.