O Carnaval acabou e para muitas pessoas é agora que o ano realmente começa. Depois das férias e da folia, chega o momento de planejar o que você vai fazer na sua vida no resto do ano. Mas a gente sabe, que para muitos dos planos que queremos realizar é preciso sair da famosa zona de conforto.
Sair da zona de conforto pode ser uma decisão muito difícil, mas que pode gerar ganhos incríveis e mudar totalmente a vida de alguém. Mas será que é errado uma pessoa preferir ficar em sua zona de conforto?
A verdade é que não existe problema nisso, caso você não almeja atingir algo maior, mas, se existe a vontade de se desenvolver e ter crescimento na vida pessoal e na profissional, é necessário deixar a zona de conforto de lado e passar a assumir riscos.
A zona de conforto cria nas pessoas uma acomodação e falsa sensação de proteção, no sentido de permanecer sempre com os mesmos pensamentos, ações e comportamentos, e fazendo com que elas não tenham a vontade se arriscar em algo novo. Ou seja, pessoas que permanecem na zona de conforto estão lá por medo.
Se você sente que é uma dessas pessoas, saiba que para mudar essa atitude é necessária a mudança de certos hábitos, então veja as dicas que selecionamos para te ajudar a mudar de vida:
Reflita sobre a sua zona de conforto
Antes de mais nada é necessário que você reflita seriamente se a sua zona de conforto é de fato confortável. A dificuldade em sair da zona de conforto na maioria vezes é gerada a partir de uma vida segura e estável que só existe no imaginário. Se trata de um lugar em que a pessoa se sente deprimida e desmotivada, sem perspectivas de substituir esses sentimentos por felicidade e satisfação pessoal, mas que não consegue se livrar pura insegurança.
É justamente nesse ponto que a pessoa acaba se esquecendo de que mudar não é apenas sofrimento, uma série de sentimentos e acontecimentos bons podem acontecer a partir do momento em que é tomada a decisão de mudar. Permanecer na zona de conforto significa se prevenir de novos problemas (que talvez nem existam), mas ao mesmo tempo se privar da oportunidade de viver novas experiências.
Analise a sua vida
Apesar de você já ter compreendido que precisa de mudanças,outra coisa necessária é avaliar a vida de maneira mais detalhada. Para isso, comece verificando tudo que não está agradando ou que não é mais proveitoso para você em cada uma das áreas da vida.
Uma boa forma de fazer esse exercício com mais clareza é determinando o seu nível de satisfação em cada área utilizando uma pontuação de 1 (não satisfeita) a 10 (muito satisfeita). Na sua lista devem estar incluídos os seguintes aspectos:
- Relacionamentos;
- Desenvolvimento intelectual;
- Finanças;
- Espiritualidade;
- Profissional;
- Saúde;
- Mental e Emocional.
Após fazer a análise da sua “pontuação”, comece a realizar as mudanças naqueles aspectos nos quais o seu nível de satisfação está baixo. Não se esqueça de permanecer firme em sua decisão e de tomar atitudes corretas para alcançar o sucesso.
Comece as mudanças aos poucos
Iniciar novos hábitos e buscar novas experiências pode ser um grande desafio para algumas pessoas. Por isso, é preciso ter em mente que cada um tem seu próprio tempo. Vale lembrar que pequenas mudanças já são grandes passos que fazem com que você não esteja mais no mesmo lugar. Dessa forma pense em pequenas ações que poderão colaborar para você experimentar o novo sem que tenha que fazer mudanças drásticas no seu jeito de viver.
Nunca se prenda a opinião alheia
O que as outras pessoas pensam a respeito de nossas atitudes, infelizmente, costuma nos influenciar consideravelmente. Por isso, é fundamental saber o quanto isso tem sido negativo em sua vida. Comece aos poucos a enfrentar seus receios a respeito do que os outros pensam, assim, passo a passo, você conseguirá driblar várias situações que causam insegurança e sentirá cada vez mais segurança para realizar ações que antes poderiam ser muito difíceis.
Acredite em si
Várias pessoas passam a vida sonhando com um emprego melhor ou uma promoção na empresa e, quando se veem diante da oportunidade, chegam a pensar em recusá-la porque se sentem incapazes de assumi-la. Pense em quantas oportunidades de mudar de vida você pode ter desperdiçado por não se sentir preparado para isso.
Essa autossabotagem muitas vezes passa despercebida, pois se trata de um processo inconsciente. Por exemplo, quando você recebe uma proposta para ocupar um cargo melhor dentro da empresa, mas se recusa a aceitá-la, logo você estará cheio de explicações de que aquilo “não era para você”, que você não possui o perfil adequado ou simplesmente que você acredita que não tem capacidade para cumprir as tarefas do cargo.
Isso é somente um exemplo de como justificativas criadas pela sua própria mente podem servir como uma forma de escudo para não sair da zona de conforto. Por esse motivo, em vez de se arriscar pensando no melhor, preferimos nos manter com o pouco, já que nos acostumamos a não correr riscos.
No entanto, o primeiro passo para começar uma mudança de vida é acreditar em suas habilidades. Se você foi escolhido para determinada função, é porque com certeza demonstrou que seria capaz de cumpri-la. Reflita bem se não está na hora de começar a acreditar mais em si mesmo e aceitar os desafios que surgem ao longo do caminho.
Determine pequenas metas
É bastante comum ver pessoas que querem sair da zona de conforto estabelecerem objetivos grandiosos. Mas, qualquer mudança deve ocorrer devagar e, para não ficar “perdido”, sem saber por onde começar, é preciso dividir o objetivo em pequenas metas que devem ser cumpridas gradativamente. E essa mudança independe da idade.
O ideal é definir pequenas conquistas e prazos para si mesmo. Focar apenas no resultado final fará com que você pense que é preciso um esforço muito grande para chegar a ele. Por outro lado, se você dividir o objetivo em pequenas conquistas poderá vibrar com cada uma delas e se manter motivado para partir para a próxima etapa.
Pense em tudo de bom que pode acontecer
Quando deixamos a zona de conforto para trás em busca do sucesso, mesmo que no início seja complicado, logo, veremos os resultados. Algumas coisas boas que podem acontecer após fazer isso:
- Você irá descobrir seus pontos fortes e habilidades;
- Eliminará os medos e inseguranças, e terá muito mais autoconfiança;
- Sentirá que sua vida está realmente valendo a pena;
- Será mais paciente com as demais pessoas e saberá se relacionar melhor com elas;
- Ganhará mais independência e autoconhecimento;
- Terá muito mais prazer em viver e correr atrás de seus objetivos, reconhecendo o que realmente vale a pena.
Para uns sair da zona de conforto pode ser uma mudança simples, já para outros, é bem mais difícil. Mas, vale lembrar que, independente de sua condição, com esforço, dedicação e persistência, você conseguirá chegar lá!