Muito utilizada como uma alternativa natural para os tratamentos convencionais, a terapia floral tem conquistado vários adeptos pela sua proposta natural. Os florais são essências que colaboram para o equilíbrio das emoções, ajudando no desenvolvimento do controle sobre elas.
Pode-se buscar a ajuda dos florais para lidar com sentimentos que estão em conflitos, com emoções negadas ou que devem ser modificadas, como a insatisfação, a incerteza, insegurança, a raiva, entre outras.
A terapia com floral é elaborada por compostos energéticos chamados essências florais. Cada essência é indicada para trabalhar emoções específicas ou um conjunto de emoções. Conheça nesse texto os benefícios dos florais de Bach que ,junto com outros tratamentos, busca a cura de forma natural. Confira!
Como surgiram os florais?
Os florais foram desenvolvidos por Edward Bach, um médico inglês, na década de 1930. Bach percebeu que, mais importante do que tratar os sintomas físicos apresentados pelos pacientes, era investigar as causas emocionais que os geraram e tratar as patologias a partir desse dado.
No sistema desenvolvido no século passado por Bach, existem 38 essências que não interagem nem interferem na medicina tradicional ou na homeopática. Entre os florais, há fórmulas para situações bastante específicas, como separação, luto, perdas, insônia, insegurança, concentração e mudanças na vida.
Os florais de Bach formam uma terapia alternativa que foi inspirada nas clássicas tradições homeopáticas. No entanto, atualmente temos vários outros sistemas florais, como os Florais de Minas e Florais Brasileiros, cada um com suas flores, mas seguindo os mesmo princípios de Bach.
Como são produzidos?
Geralmente, cada frasquinho de floral é preparado utilizando 7 ml de brandy (conhaque de boa qualidade, que colabora para a conservação da essência floral) e 23 ml de água mineral sem gás. Na composição podem ser utilizadas, no máximo, sete essências em cada frasco. Após finalizado, o floral é armazenado em vidros de cor âmbar (que também colaboram para garantir melhor conservação). Caso o paciente não puder tomar álcool nem em dose baixíssima, a fórmula também pode ser preparada com vinagre de maçã ou glicerina vegetal.
Como atuam os florais?
A terapia com florais atua diretamente sobre o emocional e o espírito da pessoa, e não sobre a doença em si. Segundo alguns terapeutas, os florais clareiam os pensamentos, revigoram as emoções e fortalecem o espírito. Por isso, grandes terapeutas renomados adotam e recomendam o uso das essências florais, como de auxílio para o tratamento de diversas patologias.
Quando iniciar a terapia com florais?
Geralmente, o método é muito utilizado para pessoas que já estão doentes. Assim, a terapia floral age como um método paralelo que colabora para a cura, já que qualquer doença abala o emocional da pessoa. Porém, a terapia com florais não é recomendada apenas para pessoas que já estão doentes.
Os florais também são indicados para qualquer indivíduo que se sinta carregado de energias negativas, ou que esteja com baixo astral e desânimo, sentindo que necessita atrair energias positivas. É muito interessante iniciar uma terapia floral no início do ano para renovar energias e começar o ano com muito mais ânimo.
Para atestar a eficiência da terapia floral, é importante ter em mente as quatro etapas percorridas durante o tratamento. São chamados os quatro “R” da cura:
- 1º Relaxamento: sensação imediata de bem-estar;
- 2º Reconhecimento: a essência começa a agir sobre a mente, elevando os pensamentos;
- 3º Resistência: é a etapa para aqueles que estão em uma terapia mais extensa. A fase é marcada por uma vontade de desistir e pessimismo, mas é apenas uma fase, portanto, não desista do tratamento;
- 4º Renovação: a esperança e a positividade são restauradas e a sua fé, fortalecida.
Posso substituir meus remédios pelos florais?
Não! Os florais servem como uma forma de tratamento complementar, portanto, não substituem os tratamentos convencionais. Além disso, jamais se deve abandonar o tratamento médico, a alopatia trata o físico e o floral tratará o emocional. Estando com o emocional equilibrado o organismo responderá melhor ao tratamento alopático que deve ser acompanhado por um médico.
Os florais possuem efeitos colaterais?
Quando utilizados florais de procedência, acompanhados por profissionais capacitados, não têm efeitos colaterais. Os florais são bastante simples de usar, acalmando e equilibrando o paciente durante todo o tratamento.