A chia já não é mais novidade entre os brasileiros há alguns anos. Porém, um novo estudo sugere que essa semente possui características nutricionais que ajudam a baixar a pressão arterial, diminuir a inflamação do corpo e reduzir os riscos de câncer.
O estudo foi publicado em um artigo de pesquisadores da Universidade de Oregon, nos Estados Unidos. Já há algum tempo, várias pesquisas estão focando em descobrir os benefícios do consumo da semente de chia.
Além de complementarem uma dieta balanceada, a chia é um desses ‘superalimentos’ que além de nutrir também ajudam a combater ou prevenir doenças. Segundo o artigo, as sementes de chia possuem:
- Ácidos graxos poliinsaturados que melhoram a saúde cardiovascular
- Grande quantidade de fibras que ajudam a estabilizar níveis de glicose em indivíduos com diabetes tipo 2 e doenças relacionadas ao trato gastrointestinal
- Proteína que pode ajudar a tratar o câncer e a hipertensão
- Antioxidantes
- Propriedades antimicrobianas
O que são sementes de chia

Segundo o site Healthline, as sementes de chia são as sementes comestíveis da planta Salvia hispanica, que faz parte da família das mentas. Nativas da América do Sul e foram usadas por povos originários como alimento básico.
A nutricionista Maddie Pasquariello diz que as sementes de chia são pesquisadas há muito tempo por seus benefícios nutricionais e farmacêuticos. Elas possuem ácidos graxos, ômega-3, fibras e proteínas, além de antioxidantes e minerais.
Os benefícios da chia na nossa saúde
A chia promove benefícios diretos na saúde em função da sua composição. A quantidade de ácidos graxos ômega-3, por exemplo, ajudam a reduzir o risco de hipertensão.
Um estudo realizado em 2021 pela Kuwait University, mostrou que 42 pacientes com diabetes tipo 2 que consumiram pelo menos 40g de sementes de chia diariamente, durante 12 semanas, tiveram redução na pressão arterial.
Já no combate ao câncer, os antioxidantes presentes na composição da chia oferecem um efeito protetor significativo na prevenção de danos causados por inflamação.
Os médicos alertam que nenhum alimento é capaz, sozinho, de prevenir doenças crônicas. É importante que se tenha uma dieta geral equilibrada, nutritiva e manter uma rotina de bons hábitos.
E como colocar a chia na sua dieta?
O ideal é introduzir as sementes de chia aos poucos na rotina alimentar. Os especialistas acreditam que pequenas quantidades no começo podem ajudar a evitar problemas digestivos e também a formar o hábito de consumir a chia.
A chia pode ser adicionada na aveia, no iogurte, nas frutas e também em preparações salgadas com ovos ou pães. Uma das formas de comer chia que mais viralizou recentemente foi o pudim de chia.

Receita do Pudim de Chia
- Duas a três colheres de sopa de sementes de chia
- Meia xícara de iogurte de sua preferência (você pode optar por versões desnatadas e sem açúcar)
- Uma xícara de leite
- Fruta fresca de sua preferência
- Um pouco de mel (opcional)
Misture tudo e deixe na geladeira de um dia para o outro. As sementes de chia tem uma propriedade de se hidratarem em contato com outros líquidos e formarem uma espécie de gelatina que pode ajudar no seu consumo.
Lembrando, é importante dizer que não existe uma cura única para doenças crônicas, portanto, é fundamental equilibrar as sementes de chia com outros pratos ricos em nutrientes. E claro, consultar sempre seu médico ou nutricionista.