A massagem é um dos métodos de relaxamento mais procurados pela maioria das pessoas. Além de relaxante, a massagem ajuda a reequilibrar o corpo e a mente proporcionando a sensação de bem-estar muitas vezes perdida na correria dos dias.
Uma das técnicas mais procuradas quando se fala em relaxamento é a massagem ayurvédica. Essa técnica mistura elementos do milenar sistema de cura Ayurveda e da Yoga para desintoxicar o organismo do indivíduo.
Conheça mais um pouco mais sobre a massagem ayurvédica:
Como se originou?
A massagem Ayurvédica tem sua origem na Índia, mais precisamente nos Vedas, livros sagrados indianos que fazem parte da medicina Ayurvédica. Esse tipo de massagem tem como princípios a energia vital, circulação sanguínea e respiração.
Como funciona a massagem Ayurvédica?
A massagem é realizada através de movimentos suaves de deslize, drenagem e muitas vezes posturas de yoga, utilizando óleos vegetais medicamentosos, geralmente a base de gergelim. A massagem começa ser aplicada primeiramente na coluna do paciente, pois é a base de sustentação do corpo, logo após, os movimentos são estendidos ao pescoço, ombros, pernas, barriga, peito e rosto.
Dessa maneira, o óleo age sobre a pele, musculatura, vértebras e articulações relaxando a tensão muscular e desintoxicando o corpo todo. Normalmente, durante a massagem os movimentos são realizados de baixo para cima, pois acredita-se que dessa forma proporciona mais ânimo, alegria e sensação de bem-estar ao paciente.
Quais os benefícios da massagem Ayurvédica?
A massagem Ayurvédica proporciona inúmeros benefícios corporais e mentais. Os principais benefícios mentais proporcionado pela massagem são: alívio do estresse e da insônia, diminuição dos sintomas da depressão ou bloqueios emocionais e equilíbrio das emoções.
Já para saúde corporal os benefícios também são muitos, a massagem remove as toxinas do corpo, alivia dores, ajuda no realinhamento postural, dissolve nódulos, melhora a circulação sanguínea e linfática, reduz a pressão arterial, aumenta a oxigenação dos tecidos, entre vários outros benefícios.
Além disso, devido aos óleos aplicados durante a massagem, a pele é hidratada e ganha muito mais elasticidade.
Tem contraindicações?
A massagem não deve ser aplicada nas seguintes situações:
- febre;
- tosse;
- alergias ou machucados na pele;
- problemas cardíacos;
- labirintite;
- órgão operados recentemente;
- ossos quebrados recentemente.