Dentes com lentes de contato? Conheça modelos do procedimento que é febre entre os famosos

Dentes com lentes de contato virou tendência entre famosos e é recurso para alterar forma, cor e espaço da arcada dentária

Exibir dentes com lentes de contato virou tendência entre os famosos e vem despertando cada vez mais interesse entre os “anônimos”. Mostrar um sorriso perfeito virou sonho de consumo, fazendo com que muitas pessoas busquem essa alternativa para alterar a forma, a cor, o tamanho, o alinhamento e o espaçamento entre os dentes.

Em alguns casos, a alternativa é utilizada ainda no restauro de dentes que sofreram algum trauma. A dentista Fernanda Oliani, consultora técnica da Oral Sin, explica como as lentes de contato para dentes funcionam e quais são os quatro tipos mais comuns nos consultórios.

Lentes de contato para dentes de porcelana

Feitas de material cerâmico, as lentes de porcelana são mais resistentes a manchas e desgastes. Elas proporcionam uma aparência mais natural e translúcida e são indicadas para quem deseja uma transformação significativa do sorriso.

“A estrutura feita em porcelana é recomendada para diferentes casos, como: restauração de dentes fraturados ou lascados, complementar ao tratamento ortodôntico, correção da coloração alterada na dentição — como manchas superficiais no esmalte dentário, ou até mesmo as mais intrínsecas (dentina); correção de ângulos e/ou aumento do comprimento ou largura”, explica Fernanda.

Lentes de contato para dentes de resina

Fabricadas com material compósito, as lentes de resina oferecem boa resistência e resultado estético satisfatório. São recomendadas desde para correções leves, como pequenos desgastes ou imperfeições nos dentes até necessidade de reparações maiores, e podem ser uma opção mais acessível financeiramente.

“Vale destacar que a lente de resina possui limitações quando comparada à porcelana, sendo elas, o desgaste e alteração de cor devido à porosidade e composição do material”, diz a consultora técnica da Oral Sin.

Lentes de contato para dentes ultralentes

Essa categoria envolve lentes ainda mais finas e delicadas, com espessura entre 0,2 e 0,5 mm. Elas costumam ser mais utilizadas para modificar casos estéticos leves, de acréscimo dental e geralmente envolve pouco desgaste ou ausência do mesmo. 

Lentes de contato para dentes híbridas

Como o nome sugere, as lentes híbridas combinam porcelana e resina na composição, oferecendo resistência intermediária e bom resultado estético. Essa alternativa combina as características de ambos os materiais, sendo uma outra opção de técnica indireta para os pacientes.

As facetas ou lentes de contato dental de porcelana têm maior longevidade pela resistência ao desgaste e estabilidade de cor. É um tratamento estético sofisticado, e pode ser realizado no fluxo digital, método em que a boca é escaneada e as facetas são fresadas em uma máquina específica. 

“Para fazer a escolha certa e alcançar o sorriso dos sonhos, consultar um dentista de sua confiança é essencial para descobrir a opção mais adequada para você”, finaliza a dentista.

Publicado por Luciana Pereira

Escreve sobre celebridades e entretenimento