A rede de postos de combustíveis Ipiranga resgatou um velho conhecido do público para protagonizar a sua nova campanha publicitária, chamada Desde Sempre. “Pergunta lá no Posto Ipiranga” foi uma das frases mais icônicas da publicidade brasileira neste século. Tornou-se, inclusive, sinônimo de resposta sarcástica no dia a dia das pessoas quando alguém queria tirar uma dúvida. Pois ela está de volta com o mesmo ator carismático.
Mas afinal, quem é esse personagem singelo, caipira, que se senta numa beira de estrada em meio à natureza para vender seus cestos, e passa informação a quem está perdido na sua área? Estamos falando de Antonio Duarte, o Batata.
O ator de 62 anos ficou famoso na primeira versão da campanha do Posto Ipiranga, em 2012. Batata é químico por formação, fã de gafieira e também um colecionador de relíquias, além de DJ nas horas vagas. Seu início na publicidade foi em 1996, após abrir as portas da sua casa para o portal iG em uma reportagem sobre suas coleções.
“Nessa época eu nem sonhava em entrar para publicidade. Eu era boêmio, solteiro, vivia na noite dançando gafieira no Bar Avenida. Aí tocou meu pager, era uma agência de casting. Estavam produzindo uma campanha para antiga Mesbla e me indicaram para fazer o teste porque eu sabia dançar”, contou Batata ao portal iG em 2015.
Da noite à fama como ator do Posto Ipiranga
Batata era um boêmio, um homem da noite, da dança na gafieira. Por isso foi fazer o teste mencionado logo acima. “Na hora nem acreditei, fiquei desconfiado, achei até que fosse pegadinha do Faustão. Acabei indo na agência, cheguei lá já procurando alguma câmera escondida. Toda hora que entrava alguém, achava que ia rolar uma sacanagem”, continuou.
Ele passou no teste, mas não pode realizar o trabalho por conta de uma viagem. Mas depois fez novo teste para um comercial da LG e fechou o contrato. Ele mesmo afirmou que ficou assustado, pois o trabalho deveria ficar pronto em três dias. Deu tudo certo e para a sorte de todos nós que gostamos de boas histórias, ele nunca mais deixou essa vida.
Em 2011, depois de ser reprovado em testes na mesma empresa, ele finalmente conseguiu o papel nesta que se tornou uma das mais icônicas ações publicitárias do Brasil. Os primeiros comerciais foram ao ar em 2012, mas seguiram-se as gravações e outras peças foram ao ar em 2013 e 2015, aí já ao lado da dupla Fernando e Sorocaba e o chef Erick Jacquin.
Na mesma entrevista ao iG, Batata revelou que já foi membro da escola de samba X-9 no Carnaval de São Paulo, como chefe de ala e destaque em carro alegórico. “Já fui Zacarias, Napoleão Bonaparte, Dom João VI”, revelou. Ele também já foi DJ, mas a carreira não deslanchou.
Hoje, mais de dez anos depois da primeira peça do Posto Ipiranga, ele mostra que está mais velho “mas não ficou burro” ao voltar para a mídia com outro trabalho icônico.
Assista ao vídeo: