O bilionário Elon Musk, dono do X (antigo Twitter) e da SpaceX voltou a soltar uma das suas frases polêmicas na sua rede social. Nesta terça-feira ele respondeu a um tuíte de um usuário em relação a um comentário do agora membro do governo Trump, feito ainda de 2023 sobre a Wikipédia, ferramenta colaborativa de busca na internet.
Em uma série de tuítes nesta terça (18), Elon Musk reforçou uma oferta de doação prometida no passado no valor de US$ 1 bilhão se a Wikipédia mudasse de nome. O comentário foi feito após um usuário resgatar uma postagem antiga do bilionário. Com o print na tela, a conta chamada John’s Memes questionou: “Essa oferta ainda está de pé @elonmusk?”. Musk respondeu positivamente: “A oferta ainda está de pé”.
Cerca de 25 milhões de usuários visualizaram a troca de mensagens até a publicação dessa matéria.

Elon Musk se tornou um crítico pesado em relação à Wikipédia e sua oferta financeira só se confirmaria se a plataforma mudasse seu nome para “Dickipedia”, um termo chulo em inglês. Claro que a proposta é uma provocação do bilionário. Algo sem pé nem cabeça. A birra de Musk com a Wikipédia se dá por questões de gênero e igualdade atualmente. Mas no passado, começou com uma guerra nas redes com o cofundador da Wikipédia Jimmy Wales.
Offer still stands. Come on, do it … https://t.co/RtRfd8wOI5
— Elon Musk (@elonmusk) February 17, 2025
Elon Musk entrou em pé de guerra com fundador da Wikipédia
Em 2023, Wales criticou Musk por remover do X todas as ferramentas que possibilitariam a plataforma de verificar notícias falsas. Também lembrou que a Wikipédia era o único dos maiores sites em audiência do mundo financiado por um fundo colaborativo. Além disso, não cobrava assinaturas, não tinha publicidade e não vendida dados dos seus usuários.
À época, Elon Musk chegou a pedir para seus seguidores pararem de doar para a Wikipedia Foundation, organização sem fins lucrativos por trás da plataforma. O argumento do CEO da Tesla seria o grande repasse de dinheiro para fomentar iniciativas de DEI (Diversidade, Equidade e Inclusão), e não a informação correta.