A influenciadora digital Fernanda Britto, de 64 anos, conhecida por suas dicas de etiqueta, está internada na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, desde o dia 4 de dezembro, após sofrer um AVC. A situação gerou controvérsias e preocupação entre amigos, equipe e seus mais de 1,7 milhão de seguidores nas redes sociais.
Confusão sobre o tratamento médico e problemas familiares
Amigos próximos de Fernanda relataram ao portal LeoDias um suposto descaso por parte da família e do hospital. Segundo eles, após ser transferida de Curitiba em uma UTI aérea, Fernanda permaneceu na UTI apenas no primeiro dia, sendo depois levada para um quarto comum, apesar da gravidade do seu quadro.
Um amigo que visitou Fernanda relatou que ela estava sem nenhum equipamento de monitoramento, exceto pelo suporte de oxigênio. A equipe da influenciadora também expressou preocupação com a falta de atenção médica adequada, especialmente considerando que ela passou por transplantes de rins e pâncreas em 2022.
As acusações se estendem à irmã de Fernanda, Martha, responsável pela internação. Amigos afirmam que ela se recusou a fornecer informações sobre o estado de saúde da influenciadora e rejeitou qualquer ajuda, alegando que Fernanda “já está morta” e que “não quer que ninguém se meta”.
Posicionamento do hospital e pedidos de orações
Diante das acusações, a Casa de Saúde São José emitiu uma nota afirmando que Fernanda “está recebendo todos os cuidados assistenciais necessários, orientados pelas equipes médicas” e que seu quadro neurológico é “extremamente grave”. Leia a nota na íntegra:
“A Casa de Saúde São José esclarece que a paciente Fernanda Brandão Matta de Araújo (conhecida como Fernanda Britto) foi internada no dia 4/12, transferida de uma unidade no Sul, com quadro neurológico extremamente grave. A paciente está recebendo todos os cuidados assistenciais necessários, orientados pelas equipes médicas.“
A equipe de Fernanda utilizou as redes sociais para pedir orações pela sua recuperação: “Pedimos, de coração, que enviem orações, pensamentos de carinho e muita energia de amor e cura para ela. Sabemos como ela ama a interação com vocês e a força que todos sempre lhes passam”.
Trajetória de superação e sucesso de Fernanda Britto Protocolo nas redes sociais
Fernanda Britto já enfrentou outros problemas de saúde ao longo da vida, incluindo COVID-19 em 2022, quando passou 150 dias internada. Após se recuperar, decidiu investir em uma carreira digital, compartilhando dicas de etiqueta com humor e irreverência, conquistando milhões de seguidores.
A influencer Marion Ribeiro, que costuma participar de vários vídeos de Fernanda Britto Protocolo publicou um vídeo, que foi repostado pelo perfil oficial de Fernanda dizendo que muita gente está perguntando sobre o real estado de saúde da influenciadora.
Segundo Marion, tudo que ela sabe é que Fernanda Britto teve um AVC grave, que foi até o hospital para tentar ver a amiga, mas foi barrada. Além disso, Marion disse que a única fonte de informação é a irmã de Fernanda, que resolveu não passar mais notícias sobre ela.
Marion ainda chegou a dizer que tinha recebido a notícia de que Fernanda estava morta, mas um outro amigo, Kadu Pacheco, foi até o local e conseguiu saber que ela estava viva.