Esses alimentos brasileiros caíram no gosto dos americanos

Alimentos brasileiros têm se destacado e caído no gosto dos consumidores dos Estados Unidos recentemente. De acordo com uma empresa especializada em internacionalização de negócios, iguarias típicas do Brasil estão cada vez mais nas prateleiras dos supermercados e pequenos comércios na Terra do Tio Sam.

O movimento, claro, gera oportunidades de negócio. Segundo Danila Rizo, executiva da Connect Solutions, o setor de alimentos é um dos mais promissores para quem deseja empreender nos Estados Unidos, especialmente por unir identidade cultural e oportunidade de mercado.

“Há espaço tanto para quem quer abrir um restaurante ou food truck quanto para quem deseja exportar produtos industrializados ou atuar no atacado e distribuição”, reforça Danila.

Quais alimentos brasileiros caíram no gosto dos americanos

De comida saborosa a gente entende. Iguarias tipicamente brasileiras de darem água na boca ocupam espaços importantes nos Estados Unidos. Muitos levados por brasileiros por conta da memória cultural ou afetiva, ou seja por introduzir num mercado local alimentos que simplesmente não existem por lá.

Veja a lista de alimentos brasileiros que caíram no gosto dos americanos:

  • Pão de queijo: prático, sem glúten e com sabor único, caiu no gosto de quem busca snacks diferentes;
  • Açaí: com apelo saudável e aparência instagramável, se consolidou em redes de smoothies e cafeterias;
  • Brigadeiro gourmet: transformado em item de luxo, ganhou espaço em eventos, festas e cafés;
  • Coxinhas e salgados: estão sendo reinventados em food trucks e menus de bares voltados ao público jovem;
  • Café brasileiro e guaraná: valorizados por seu sabor e autenticidade, ganham mercado entre aficionados por bebidas especiais.

Leia mais no Viralizou:

Movidos pela saudade do sabor de casa e pela crescente curiosidade dos norte-americanos por gastronomias exóticas, esses alimentos têm se transformado em portas de entrada para brasileiros empreenderem no mercado internacional. “A comida brasileira tem uma força afetiva enorme para os imigrantes e, ao mesmo tempo, tem despertado muito interesse entre os americanos. É saborosa, diversa, e ainda pouco explorada fora das comunidades brasileiras”,  afirma Danila.

Fontes de negócio para quem está começando

De acordo com a especialista, que também é consultora de RH, muitos brasileiros iniciam pequenos negócios, com produção artesanal ou vendas locais, e evoluem rapidamente à medida que entendem a dinâmica do mercado americano, que valoriza autenticidade, consistência e qualidade.

“Nos Estados Unidos, o empreendedorismo é incentivado. Há menos burocracia e mais previsibilidade. Mas é essencial entender as normas locais, adaptar os produtos ao público-alvo e construir uma operação profissional desde o início”, finaliza.

Influenciador apresenta coxinha para seu pai americano e vídeo viraliza

Não é de hoje que os “gringos” ficam encantados com a culinária brasileira. Nas redes sociais, são inúmeros os vídeos de estrangeiros experimentando iguarias tupiniquins e adorando. Em um vídeo publicado em 2021, o influenciador jakegringao apresenta um prato de coxinhas para seu pai americano pela primeira vez.

O post viralizou, com mais de 1,4 milhão de views no TikTok e a reação é realmente encantadora, especialmente para nós que também admiramos uma boa coxinha.

 

 

 

 

 

Publicado porDiogo Massa

Jornalista profissional, com domínio de técnicas de SEO e atuação em redações dos veículos mais tradicionais de Santa Catarina. Atuou como repórter, editor, editor-chefe, coordenador e gerente de conteúdo em portais de notícia de grande audiência. Fundador e redator do Viralizou.net. Escreve sobre Entretenimento, influenciadores e atualidades no mundo da internet e redes sociais.