“Ainda Estou Aqui” é um dos filmes brasileiros a entrar para a lista de obras nacionais que conquistaram o coração dos críticos gringos. Apesar de ser uma grande aposta do Brasil no Oscar 2025, este não é o nosso primeiro filme a ser cogitado para uma indicação. Apesar de nunca ter ganhado um Oscar, o Brasil já marcou presença em vários grandes festivais de cinema internacionais.
A equipe do Viralizou separou uma pequena lista para você ver ou rever filmes brasileiros incríveis e admirados pela crítica global.

Central do Brasil
Filme responsável pela indicação de Fernanda Montenegro para Melhor Atriz no Oscar, Central do Brasil é um clássico do nosso cinema. Lançado em 1998 e dirigido por Walter Salles, Central do Brasil foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Apesar de não ter levado nenhuma estatueta, é lembrado até hoje como um sucesso gigante do cinema nacional.
O filme conta a história de Dora, uma ex-professora que trabalha escrevendo cartas para pessoas analfabetas, sem nunca realmente enviar as cartas. Um dia ela encontra Josué, um garotinho órfão que precisa da sua ajuda para encontrar a própria família. A recomendação da equipe Viralizou é que você assista Central do Brasil com um lencinho e se prepare para uma sessão emocionante!

Pixote, A Lei do Mais Fraco
Dirigido por Héctor Babenco, diretor de Carandiru, “Pixote” é um filme pesado que vai ficar na sua cabeça por muito tempo. Ele conta a história de Pixote e um grupo de jovens que vivem em uma espécie de reformatório para menores que cometeram crimes, mostrando os horrores enfrentados por essas crianças e adolescentes marginalizados.
Apesar de tenso e cheio de críticas sociais, Pixote é um filme extremamente bem construído. Não é a toa que ele (quase) foi um filmes brasileiros com a maior chance de ganhar uma estatueta do Oscar. Por conta de um erro de logística que o desclassificou da premiação, o filme ficou de fora das indicações, por mais que tenha sido um dos favoritos da crítica na época.

Cidade de Deus
Todo brasileiro já viu ou ouviu falar desse clássico nacional. Cidade de Deus foi um verdadeiro símbolo do nosso cinema, retratando uma das realidades mais dolorosas da história do nosso país. Dirigido por Fernando Meirelles e Kátia Lund, a obra acompanha alguns dos personagens da favela carioca Cidade de Deus, em meio ao envolvimento do tráfico.