Enquanto a medicina ocidental, possui um caráter de reparação na qual, primeiro se esperar ficar doente para então procurar ajuda médica, a medicina oriental atua de forma preventiva, ou seja, o foco das terapias e tratamentos é manter a saúde e evitar o surgimento de doenças.
E entre as diferentes vertentes da medicina oriental, destaca-se a medicina tradicional chinesa (MTC), um conjunto de práticas de saúde e tratamentos milenar que tem ganhado cada vez mais espaço no ocidente. Neste post falaremos sobre a origem da medicina tradicional chinesa, assim como suas principais terapias e atuações no campo da saúde. Continue a leitura:
Como surgiu a medicina tradicional chinesa?
A medicina tradicional chinesa (MTC) é um conjunto de terapias da medicina tradicional oriental originada na China Antiga. Ela engloba muitas práticas diferentes, está enraizada na filosofia antiga do Taoísmo e remonta há mais de 5.000 anos.
São práticas milenares que foram evoluindo no decorrer da história e que são utilizadas hoje, na China e vários lugares do mundo, como medicina alternativa, com caráter complementar, e não substitutivo, à medicina alopática.
A MTC tem como princípio básico a ideia de que, além do corpo físico, nós possuímos uma energia vital chamada de qi ou chi, que circula pelo corpo por meio de canais denominados meridianos.
Quando a circulação da energia qi é interrompida pelo bloqueio ou obstrução dos meridianos (causado por estresse, má alimentação, sedentarismo, entre outras causas), ocorre um desequilíbrio no organismo, que resulta em uma doença. Assim, a medicina tradicional chinesa não enxerga uma doença sob a mesma ótica da medicina convencional.
Enquanto a medicina convencional se preocupa em tratar e aliviar os sintomas gerados por uma doença, a MTC investiga, a partir de um sintoma, as verdadeiras causas desse desequilíbrio, analisando o corpo como um todo. Assim ela é capaz de atuar não somente nos sintomas, mas também nas causas de uma doença, agindo de maneira completa e até preventiva.
Como é feito o tratamento através da MTC?
O tratamento com a medicina tradicional chinesa é individualizado e parte de uma investigação minuciosa que avalia a condição de um paciente. De forma geral, os terapeutas de MTC utilizam alguns métodos nesta avaliação: observação, entrevistas, toques e palpação. Uma vez realizado o diagnóstico, o terapeuta pode se utilizar de uma variedade de terapias para tratar a doença e promover a saúde. Conheça as principais terapias:
Acupuntura
Considerada como um dos principais elementos da medicina chinesa há mais de 5 mil anos, a acupuntura emigrou para a Coreia, o Japão e, mais tarde, para o Ocidente. Isso originou algumas variações, no entanto a essência da terapia é a mesma.
A técnica consiste em estimular pontos-chave (também chamados de pontos-reflexos) localizados nos meridianos, linhas verticais imaginárias que percorrem todo o corpo. Através desses estímulos, o sistema nervoso central produz substâncias, como as endorfinas, que agem como analgésicos, antiinflamatórios e antidepressivos.
Para a medicina oriental, a cura das doenças e a eliminação dos sintomas se deveram ao equilíbrio de energia entre yin e yang promovido pela acupuntura. Vale ressaltar que o objetivo da acupuntura não é tratar a dor, mas sim a causa do problema. Por isso, não é correto aplicar as agulhas no local da dor. Além do mais, a acupuntura visa o tratamento energético e físico, e não apenas o tratamento de sintomas.
Auriculoterapia
Auriculoterapia é uma técnica de usar pontos na pele da aurícula (ouvido externo) para diagnosticar e tratar dor e condições médicas do corpo. Praticantes ao redor do mundo usam esta terapia para tratar dor, vícios e distúrbios internos com excelentes resultados. Quer usado em conjunto com outro tratamento ou por si só, a auriculoterapia é frequentemente efetiva quando outros tratamentos falharam. Melhor de tudo, ela é segura, não-invasiva e não possui nenhum efeito colateral conhecido. Vale lembrar que a auriculoterapia, apesar de extremamente segura e frequentemente benéfica, NÃO é substituta para tratamento médico qualificado e só deve ser realizada sob a supervisão de um praticante qualificado.
Ventosaterapia
A ventosaterapia é um tipo de tratamento no qual são utilizadas ventosas para melhorar a circulação sanguínea em um local do corpo. Para isso, as ventosas criam um efeito de vácuo, que suga a pele, resultando em um aumento do diâmetro dos vasos sanguíneo no exato local. Como resultado, existe uma maior oxigenação destes tecidos, possibilitando a liberação de toxinas do sangue e do músculo com mais facilidade.
Dessa forma, este tratamento é muitas vezes usado no tratamento da celulite, pois o aumento da circulação de sangue pode reduzir o aspecto da casca pele de laranja. Além disso, a ventosaterapia é também muito usada como forma alternativa para combater a dor muscular, já que a diferença de pressão causada pelo vácuo desloca a pele do músculo e aumenta a quantidade de sangue, tendo uma ação relaxante.
Entre seus principais benefícios estão:
- Aumento da circulação sanguínea local;
- Eliminação de contraturas musculares e pontos gatilho;
- Fortalece os vasos sanguíneos;
- Aumentar a produção de líquido sinovial dentro das articulações;
- Relaxar e acalmar o corpo e a mente.
Fitoterapia
Consiste na utilização de plantas, minerais e até produtos oriundos de animais para tratar e prevenir doenças. Essas substâncias naturais com poder de interferir no organismo humano estão listadas no livro A Matéria Médica Chinesa (livro de referência de medicamentos utilizados pelos praticantes da MTC). Na grande maioria, esses ativos são partes de plantas como folhas, raízes, caules, flores e sementes combinadas em fórmulas que originam chás, cápsulas ou pós.
Tuiná ou Tui
Parte essencial da Medicina Tradicional Chinesa, esta forma de massagem procura por meio de massagens desbloquear a circulação de energia assim como estimular os pontos situados ao longo dos trajetos dos canais energéticos (meridianos) que passam pelo corpo humano sem a utilização de agulhas (acupuntura), sendo a origem de várias técnicas de massagem conhecidas atualmente. Tui-ná é praticada principalmente nos problemas de dores lombares e dos 4 membros.