Estudos apontam que as diferentes fases da Lua são capazes de provocar diversas alterações no ambiente. Mudanças nas marés, plantio na agricultura e até mesmo o crescimento capilar, fertilidade e influência no parto dos bebês. Mas sabia que a Lua também pode alterar a qualidade do sono?
O sono é responsável por diversas mudanças fisiológicas. É durante a noite que tudo que foi aprendido é armazenado e o metabolismo é renovado. É à noite também que o nível estresse diminui, além de outros inúmeros benefícios. Uma noite mal dormida, ou um sono fragmentado, por outro lado, é prejudicial para a saúde.
A Lua pode afetar o sono?
Estudos de como a Lua pode afetar o reino animal são bastante conhecidos. Mas, de acordo com a Sleep Foundation, o ciclo lunar pode afetar o sono, sendo a fase Cheia a que mais afeta diretamente.
Durante a Lua Cheia, demora-se pelo menos 25 minutos a mais que o normal para dormir. Enquanto na Lua Nova ocorre uma diminuição de 30% na atividade cerebral durante o sono REM, a fase mais profunda.
Cientistas teorizam três hipóteses do porque a lua afetar tanto o sono:
- O reflexo da luz solar que, apesar de ser relativamente baixo (apenas 7% da luz do sol é refletida na lua), é o bastante para desregular a concentração de melatonina, o hormônio do sono que ajuda o corpo a sincronizar seu funcionamento dia e noite, e varia de acordo com a luminosidade;
- Seu eletromagnetismo que, durante a fase cheia especialmente, sofre uma carga negativa, que por sua vez influencia o campo eletromagnético da Terra, causando pequenas irritações como dores de cabeça, por exemplo;
- A gravidade lunar, que causa flutuações nas marés, também causa irregularidades no corpo humano, que é, em sua maioria, composto por água.
Outras curiosidades sobre os efeitos lunares no sono

Relação com doenças mentais
Embora não haja evidências, muitos pesquisadores trabalham com a hipótese das fases lunares provocarem profunda influência em pessoas com distúrbios mentais. E muitos desses distúrbios são ligados ao sono. Não à toa, a palavra “lunático” é uma variação de Luna, a deusa romana da Lua.
Afeta mais o sono dos homens ou das mulheres?
Muitos debatem se a Lua possui influência no ciclo menstrual e na fertilidade, mas quanto à influência das fases lunares no sono da mulher, um estudo sueco mostrou que as mulheres dormiram 12 minutos a menos na fase Crescente, em comparação à Minguante.
O mesmo estudo também foi realizado nos homens, que dormiram em média 20 minutos a menos na fase crescente, em relação às outras fases. No mesmo período do satélite, também foi possível observar uma queda de 3,4% em relação à eficiência do sono, que é a relação entre o tempo que a pessoa ficou na cama e o que ela realmente dormiu.
Efeito da Lua em crianças
Já nas crianças, um estudo mostrou que o sono diminui em cinco minutos durante a Lua Cheia, em comparação com uma noite de sono na Lua Nova. Porém, isso não se mostrou relevante para a saúde dos pequenos das diferentes fases lunares.
Dicas para dormir melhor
Muitos estudos sobre os efeitos da Lua no sono ainda estão em debate, há muito que se discutir sobre o tema. Mas, independente da fase lunar, existem práticas que podem melhorar a qualidade do sono, como:
- Não se alimente com comidas gordurosas e pesadas próximo da hora de dormir;
- Escureça o quarto ao máximo e seja um colchão de solteiro ou um colchão de casal, que ele seja confortável;
- Evite luzes de TV’s e celular;
- Crie uma rotina para dormir;