Aos 16 anos, Malu Oliveira, popularmente conhecida como Malu Haridade, já acumula diversas polêmicas em sua curta carreira como criadora de conteúdo. Malu ganhou bastante visibilidade no TikTok ao postar vários vídeos de “arrume-se comigo” para a escola e para os bailes funk de São Paulo.
Seu tiktok dançando ao som da música “Eu tô namorando ela”, de Yuri Redicopa, viralizou na rede, recebendo mais de dez milhões de visualizações. Desde então, a música se tornou marca registrada da jovem. Vários usuários do aplicativo já imitaram sua dança e pose características.
Malu é de Mogi das Cruzes, na Região Metropolitana de São Paulo. Seu conteúdo é voltado para a sua rotina como jovem de periferia paulista e mais recentemente, suas diversas polêmicas também marcaram presença forte no seu conteúdo.

Polêmicas de Malu Haridade
O carisma inicial da influenciadora trouxe holofotes gigantescos para a vida de Malu. Não demorou muito para que seu nome caísse na boca do povo: desde seu sucesso eminente, Malu já teve fotos suas “baforando lança” vazadas, foi acusada de abandonar a escola, se mudou sem a família para a rua onde acontece o Baile da Marcone e encheu o corpo de tatuagens. Sem falar nas diversas brigas em que se envolveu com outras influenciadoras.
Segundo Malu, que comentou sobre todas essas polêmicas em suas redes sociais, ela abandonou a “escolixo” – como se refere nos vídeos – e se mudou com as amigas para mais perto do baile. Ela afirma que a organização do Baile da Marcone disponibilizou a casa para facilitar a produção de conteúdo da jovem sobre a festa. Malu morava com a avó em Mogi, antes da mudança.

A adolescente gravou diversos vídeos comentando sobre como conseguiu mais 60 mil reais por conta de patrocínios de marcas e realizando divulgações de jogos de apostas no Instagram. Ela conta que destinou o dinheiro para ajudar sua família e investir na sua carreira como criadora de conteúdo.
Os internautas criticaram a decisão da jovem de abandonar os estudos e alertaram para a irresponsabilidade da jovem. “Queria pegar a Malu Haridade pelos cabelos e levar ela pra escola”, desabafou uma seguidora em um dos seus vídeos.
As atitudes infantis de Malu – que, vamos lembrar, condizem com seus 16 anos – vem causando uma onda de comentários negativos sobre a influenciadora. “A fama subiu na cabeça”, é um comentário recorrente em suas publicações.
Cultura dos bailes
O grande alcance de Malu se deu pela simpatia e pelo seu estilo popularmente conhecido como “mandraka”, típico de jovens de periferia que residem majoritariamente na Zona Leste de São Paulo.
É comum que esses jovens e adolescentes frequentem diferentes bailes, utilizando roupas que abusam de logos de marca, tênis Mizuno e óculos de sol espelhados.
Um dos bailes mais frequentados por Malu Haridade e os jovens da região é o “Baile do Casarão”, que se trata de uma festa em uma casa grande com piscina. Neste baile, os jovens ficam amontoados em volta da piscina, dançando e segurando guarda-chuvas, os chamados “umbrellas”. Eles balançam o item para cima e para baixo, para ajudar na circulação do ar.
O funk é o estilo musical que predomina nas festas, onde os famosos passinhos comandam na dança. A moda, a música e o modo de falar de Malu representam bem a cultura jovem da periferia paulistana, dando voz a essas meninas, que não têm muita visibilidade nas principais plataformas de informação e entretenimento.

Malu Haridade e o estilo planetária
Não dá para falar de Malu Haridade sem falar do “estilo planetária”. A Planet Girls é uma marca de roupas paulista que foi criada para pessoas de classe média da cidade, nos anos 90.
Com o passar dos anos, as jovens de periferia se apropriaram da marca, utilizando as camisas polo e casacos dupla-face da marca, que se caracterizam por estampas de estrela e cores vibrantes. Surgiram então as “planetárias”, meninas que usam e abusam das roupas da Planet Girls e do símbolo de estrela.
Malu é planetária de carteirinha e inclusive foi patrocinada pela marca. Nos seus looks para o baile, nunca falta uma dupla-face da Planet, sua dancinha característica e uma boa polêmica para alimentar a semana.